Autor |
Costa, Tatiana Gonçalves; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0141185950217596; |
Orientador |
Souza, Yeda Swirski de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2454662413132139; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas: uma análise sobre atração e retenção de profissionais qualificados; |
Resumo |
Com o pressuposto de que profissionais qualificados são essenciais fontes de
vantagem competitiva e crescimento organizacional, alguns autores vêm discutindo a
influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na capacidade
das empresas em atrair e reter profissionais qualificados. Em paralelo, a área de
Gestão de Pessoas (GP) tem respondido pela implementação de estratégias
orientadas a engajar e disseminar ações e valores voltados para uma cultura
empresarial socialmente responsável. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi
analisar como políticas e práticas de RSC influenciam a GP na atração e retenção de
profissionais qualificados. O estudo também explora as descrições do comportamento
geracional de profissionais qualificados. A metodologia adotada foi estudo de caso
único com o uso de diferentes fontes de dados, especialmente, entrevistas abertas e
semiestruturadas. Como campo empírico, foi escolhida uma empresa multinacional
do setor de tecnologia, reconhecida em rankings como empresa boa para se trabalhar.
Os resultados evidenciam que as práticas de RSC, fazem parte do modelo de negócio
da empresa. Quanto a influência de RSC na GP na atração de profissionais
qualificados, destaca-se o posicionamento da empresa no que se refere à diversidade
e inclusão na promoção de uma reputação de organização que apresenta trabalho
livre de preconceitos na contratação de profissionais qualificados. Com relação à
retenção, identificou-se que o engajamento no trabalho é permeado pela possibilidade
de experienciar práticas sociais como recurso de autodesenvolvimento, socialização
e networking. Sobre o comportamento geracional, evidências levam a compreender
que a RSC está inserida na estratégia e conduzida de forma orgânica pelos
funcionários, motivada pela conduta geracional dos millennials.; |
Abstract |
With the assumption that qualified professionals are essential sources of
competitive advantage and organizational growth, some authors have been discussing
the influence of Corporate Social Responsibility (CSR) practices on companies' ability
to attract and retain qualified professionals. In parallel, the People Management (PM)
area has been responsible for implementing strategies to engage and disseminate
actions and values aimed at a socially responsible business culture. In this context,
this study's objective was to analyze how CSR policies and practices influence GP in
attracting and retaining qualified professionals. The study also explores the
descriptions of the generational behavior of qualified professionals. The methodology
adopted was a single case study using different data sources, mostly open and semistructured interviews. As an empirical field, a multinational company in the technology
sector was chosen, based on its recognition in rankings as a good place to work. The
results of the study show that CSR practices are part of the company's business model.
Concerning CSR's influence on PM in attracting qualified professionals, data reveals
the company's positioning concerning diversity and inclusion in promoting an
organizational reputation that presents work free of prejudice in hiring qualified
professionals. Concerning retention, data suggests that the possibility of experiencing
social practices promotes self-development and engagement and affect socialization
and networking. Regarding generational behavior, evidence leads us to understand
that CSR inserted in the strategy and conducted organically by employees, is
motivated by millennials' generational conduct.; |
Palavras-chave |
Responsabilidade social corporativa; Gestão de pessoas; Atração; Retenção; Gerações; Corporate social responsibility; People management; Attraction; Retention; Generations; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-09-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9530; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |