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Responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas: uma análise sobre atração e retenção de profissionais qualificados

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Autor Costa, Tatiana Gonçalves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0141185950217596;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas: uma análise sobre atração e retenção de profissionais qualificados;
Resumo Com o pressuposto de que profissionais qualificados são essenciais fontes de vantagem competitiva e crescimento organizacional, alguns autores vêm discutindo a influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na capacidade das empresas em atrair e reter profissionais qualificados. Em paralelo, a área de Gestão de Pessoas (GP) tem respondido pela implementação de estratégias orientadas a engajar e disseminar ações e valores voltados para uma cultura empresarial socialmente responsável. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar como políticas e práticas de RSC influenciam a GP na atração e retenção de profissionais qualificados. O estudo também explora as descrições do comportamento geracional de profissionais qualificados. A metodologia adotada foi estudo de caso único com o uso de diferentes fontes de dados, especialmente, entrevistas abertas e semiestruturadas. Como campo empírico, foi escolhida uma empresa multinacional do setor de tecnologia, reconhecida em rankings como empresa boa para se trabalhar. Os resultados evidenciam que as práticas de RSC, fazem parte do modelo de negócio da empresa. Quanto a influência de RSC na GP na atração de profissionais qualificados, destaca-se o posicionamento da empresa no que se refere à diversidade e inclusão na promoção de uma reputação de organização que apresenta trabalho livre de preconceitos na contratação de profissionais qualificados. Com relação à retenção, identificou-se que o engajamento no trabalho é permeado pela possibilidade de experienciar práticas sociais como recurso de autodesenvolvimento, socialização e networking. Sobre o comportamento geracional, evidências levam a compreender que a RSC está inserida na estratégia e conduzida de forma orgânica pelos funcionários, motivada pela conduta geracional dos millennials.;
Abstract With the assumption that qualified professionals are essential sources of competitive advantage and organizational growth, some authors have been discussing the influence of Corporate Social Responsibility (CSR) practices on companies' ability to attract and retain qualified professionals. In parallel, the People Management (PM) area has been responsible for implementing strategies to engage and disseminate actions and values aimed at a socially responsible business culture. In this context, this study's objective was to analyze how CSR policies and practices influence GP in attracting and retaining qualified professionals. The study also explores the descriptions of the generational behavior of qualified professionals. The methodology adopted was a single case study using different data sources, mostly open and semistructured interviews. As an empirical field, a multinational company in the technology sector was chosen, based on its recognition in rankings as a good place to work. The results of the study show that CSR practices are part of the company's business model. Concerning CSR's influence on PM in attracting qualified professionals, data reveals the company's positioning concerning diversity and inclusion in promoting an organizational reputation that presents work free of prejudice in hiring qualified professionals. Concerning retention, data suggests that the possibility of experiencing social practices promotes self-development and engagement and affect socialization and networking. Regarding generational behavior, evidence leads us to understand that CSR inserted in the strategy and conducted organically by employees, is motivated by millennials' generational conduct.;
Palavras-chave Responsabilidade social corporativa; Gestão de pessoas; Atração; Retenção; Gerações; Corporate social responsibility; People management; Attraction; Retention; Generations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-09-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9530;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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