Resumo:
Com o pressuposto de que profissionais qualificados são essenciais fontes de
vantagem competitiva e crescimento organizacional, alguns autores vêm discutindo a
influência de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na capacidade
das empresas em atrair e reter profissionais qualificados. Em paralelo, a área de
Gestão de Pessoas (GP) tem respondido pela implementação de estratégias
orientadas a engajar e disseminar ações e valores voltados para uma cultura
empresarial socialmente responsável. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi
analisar como políticas e práticas de RSC influenciam a GP na atração e retenção de
profissionais qualificados. O estudo também explora as descrições do comportamento
geracional de profissionais qualificados. A metodologia adotada foi estudo de caso
único com o uso de diferentes fontes de dados, especialmente, entrevistas abertas e
semiestruturadas. Como campo empírico, foi escolhida uma empresa multinacional
do setor de tecnologia, reconhecida em rankings como empresa boa para se trabalhar.
Os resultados evidenciam que as práticas de RSC, fazem parte do modelo de negócio
da empresa. Quanto a influência de RSC na GP na atração de profissionais
qualificados, destaca-se o posicionamento da empresa no que se refere à diversidade
e inclusão na promoção de uma reputação de organização que apresenta trabalho
livre de preconceitos na contratação de profissionais qualificados. Com relação à
retenção, identificou-se que o engajamento no trabalho é permeado pela possibilidade
de experienciar práticas sociais como recurso de autodesenvolvimento, socialização
e networking. Sobre o comportamento geracional, evidências levam a compreender
que a RSC está inserida na estratégia e conduzida de forma orgânica pelos
funcionários, motivada pela conduta geracional dos millennials.