Resumo |
Esta pesquisa qualitativa e interpretativista, “Dando visibilidade a profissões não convencionais: o ensino de habilidades de leitura e escrita de espanhol no viés do letramento crítico”, desenvolvida com base nos princípios da pesquisa-ação, é decorrente de um projeto de extensão (40 horas) desenvolvido por este pesquisador em uma universidade pública no estado do Piauí. A finalidade do curso era o ensino de leitura e escrita em espanhol. Foram abertas doze vagas para alunos da graduação em Letras Espanhol dessa universidade pública, onze fizeram a inscrição. O curso de extensão, intitulado “Letramento digital: projeto Engloba” foi cadastrado no processo de número 0281/19 e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários-PREX. Com essa proposta, pretendeu-se potencializar estratégias para leitura crítica do mundo, assim como a reflexão que os levasse à transformação, pois os alunos vivenciaram as experiências em língua materna e as transportaram para a língua adicional. O objetivo é analisar como ocorre a aprendizagem da língua espanhola como língua adicional na apropriação de habilidades de leitura e escrita na perspectiva do letramento crítico e como os alunos avaliam essa aprendizagem. Nesta abordagem, os estudantes tiveram a responsabilidade de elaborar textos referentes às entrevistas feitas com os trabalhadores das profissões não convencionais. O embasamento teórico fica a cargo da Teoria Sociocultural (VYGOTSKY,1978), Estudos de Letramento (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995,2008,2007; ROJO, 2009, 2013,2019), Letramento crítico (FREIRE, 1987,1989,2001; CERVETI et al, 2001; JANKS, 2013,2018; JORDÃO, 2006, 2017; LANKSHEAR e KNOBEL, 1998; MORRELL, 2008; WOLK, 2003), Letramento digital (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM,2016), Multiletramentos (GNL – Grupo de Nova Londres, 1996; COSCARELLI e KERSCH, 2016) e aprendizagem de língua adicional (PAIVA, 2014). Estes aportes teóricos embasam esta pesquisa para um novo olhar para o ensino de língua adicional no viés do letramento crítico. Os resultados mostram que os estudantes fazem uma reflexão significativa sobre a realidade tendo como base as profissões em espanhol. As diversas atividades do curso de extensão trouxeram reais benefícios aos educandos da graduação em Letras Espanhol e fizeram com que eles desenvolvessem um posicionamento na leitura e escrita do espanhol. Do mesmo modo, estes discentes construíram reais significados e desenvolveram ações críticas e analíticas dentro de um processo de interação na aprendizagem da língua espanhola, pois eles consideraram determinados fatos globais e analisaram criticamente os fatos locais.; |
Abstract |
This qualitative interpretative research, “Giving visibility to unconventional professions: teaching reading and writing abilities in a critical literacy perspective”, developed based on research-action principles, is the result of an extension project (40 hours) developed by this researcher at a public university in the state of Piauí. The purpose of the course was to teach reading and writing in Spanish. It was open twelve positions for Language and Literature course in Spanish undergrad students and eleven applied to the course. The extension program, named “Digital Literacy: Engloba Project” was registered in the process number 0281/19 and approved by the Dean of extension, Students and Community Matters-PREX. This proposal was intended to enhance strategies for critical reading of the world, as well as the reflection that would lead them to transformation, as the students lived the experiences in their mother language and transported them to the additional language. The aim is to analyze how Spanish language learning occurs as an additional language in the appropriation of reading and writing skills from the perspective of critical literacy and how students evaluate this learning. In this approach, the students had the responsibility of elaborate texts referring to the interviews made with the workers of unconventional professions. Our theoretical frame is based on Sociocultural Theory (VYGOTSKY, 1978), Literacy Studies (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995, 2008, 2007; ROJO, 2009, 2013, 2019), Critical Literacy (FREIRE, 1987, 1989, 2001; CERVETI et al, 2001; JANKS, 2013, 2018; JORDÃO, 2006, 2017; LANKSHEAR and KNOBEL, 1998; MORRELL, 2008; WOLK, 2003), Digital Literacy (DUDENEY, HOCKLY and PEGRUM, 2016), Multiliteracy (NLG – New London Group, 1996; COSCARELLI and KERSCH, 2016) additional language learning (PAIVA, 2014). These theoretical frames support the present research for a new look at the teaching of additional language with a perspective of critical literacy. Results show that students make a significant reflection about reality based on the professions in Spanish. Diverse activities proposed in the extension course brought real benefits to undergraduate students in Language and Literature course in Spanish and made them develop a position in reading and writing of Spanish. In the same way, students built real meaning and developed critical and analytical actions within an interaction process in Spanish, as they considered certain global facts and critically analyzed the local facts.; Esta investigación cualitativa e interpretativista, “Dando visibilidad a profesiones no convencionales: la enseñanza de habilidades de lectura y escrita de español en la perspectiva de la literacidad”, desarrollada con base en los principios de la investigación acción, surgió de un proyecto de extensión (40 horas) desarrollado por este investigador en una universidad pública en el estado de Piauí. La finalidad del curso era la enseñanza de lectura y escrita en español. Fueron abiertas doce plazas para alumnos de la graduación en Letras Español de esa universidad pública, once hicieron la inscripción. El curso de extensión, intitulado “Letramento digital: proyecto Engloba” fue inscripto en el proceso de número 0281/19 y aprobado por la Pro-Rectoría de Extensión, Asuntos Estudiantiles y Comunitarios-PREX. Con esa propuesta, se pretendió potencializar estrategias para lectura crítica del mundo, así como la reflexión que los llevase a la transformación, pues los alumnos vivenciaron las experiencias en lengua materna y las trasportaron para la lengua adicional. El objetivo es analizar como ocurre el aprendizaje de la lengua española como lengua adicional en la adquisición de habilidades de lectura y escrita en la perspectiva de la literacidad y como los estudiantes evalúan ese aprendizaje. En este abordaje, los estudiantes tuvieron la responsabilidad de elaborar textos referentes a las encuestas hechas con los trabajadores de las profesiones no convencionales. El embasamiento teórico queda a cargo de la Teoría Sociocultural (VYGOTSKY,1978), Estudios de Letramento (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995,2008,2007; ROJO, 2009, 2013,2019), Literacidad (FREIRE, 1987,1989,2001; CERVETI et al, 2001; JANKS, 2013,2018; JORDÃO, 2006, 2017; LANKSHEAR e KNOBEL, 1998; MORRELL, 2008; WOLK, 2003), Letramento digital (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM,2016), Multiletramentos (GNL – Grupo de Nueva Londres, 1996; COSCARELLI e KERSCH, 2016) y aprendizaje de lengua adicional (PAIVA, 2014). Estos aportes teóricos embazan esta investigación para una nueva mirada para la enseñanza de lengua adicional en la perspectiva de la literacidad. Los resultados muestran que los estudiantes hacen una reflexión significativa sobre a realidad teniendo como base las profesiones en español. Las muchas actividades del curso de extensión trajeron reales beneficios a los educandos de la graduación en Letras Español e hicieron con que ellos desarrollasen un posicionamiento en la lectura y escrita del español. De la misma manera, estos discentes construyeron reales significados y desarrollaron acciones críticas y analíticas dentro de un proceso de interacción en el aprendizaje de la lengua española, pues ellos consideraron determinados hechos globales y analizaron críticamente los hechos locales.; |