Abstract:
Esta pesquisa qualitativa e interpretativista, “Dando visibilidade a profissões não convencionais: o ensino de habilidades de leitura e escrita de espanhol no viés do letramento crítico”, desenvolvida com base nos princípios da pesquisa-ação, é decorrente de um projeto de extensão (40 horas) desenvolvido por este pesquisador em uma universidade pública no estado do Piauí. A finalidade do curso era o ensino de leitura e escrita em espanhol. Foram abertas doze vagas para alunos da graduação em Letras Espanhol dessa universidade pública, onze fizeram a inscrição. O curso de extensão, intitulado “Letramento digital: projeto Engloba” foi cadastrado no processo de número 0281/19 e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários-PREX. Com essa proposta, pretendeu-se potencializar estratégias para leitura crítica do mundo, assim como a reflexão que os levasse à transformação, pois os alunos vivenciaram as experiências em língua materna e as transportaram para a língua adicional. O objetivo é analisar como ocorre a aprendizagem da língua espanhola como língua adicional na apropriação de habilidades de leitura e escrita na perspectiva do letramento crítico e como os alunos avaliam essa aprendizagem. Nesta abordagem, os estudantes tiveram a responsabilidade de elaborar textos referentes às entrevistas feitas com os trabalhadores das profissões não convencionais. O embasamento teórico fica a cargo da Teoria Sociocultural (VYGOTSKY,1978), Estudos de Letramento (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995,2008,2007; ROJO, 2009, 2013,2019), Letramento crítico (FREIRE, 1987,1989,2001; CERVETI et al, 2001; JANKS, 2013,2018; JORDÃO, 2006, 2017; LANKSHEAR e KNOBEL, 1998; MORRELL, 2008; WOLK, 2003), Letramento digital (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM,2016), Multiletramentos (GNL – Grupo de Nova Londres, 1996; COSCARELLI e KERSCH, 2016) e aprendizagem de língua adicional (PAIVA, 2014). Estes aportes teóricos embasam esta pesquisa para um novo olhar para o ensino de língua adicional no viés do letramento crítico. Os resultados mostram que os estudantes fazem uma reflexão significativa sobre a realidade tendo como base as profissões em espanhol. As diversas atividades do curso de extensão trouxeram reais benefícios aos educandos da graduação em Letras Espanhol e fizeram com que eles desenvolvessem um posicionamento na leitura e escrita do espanhol. Do mesmo modo, estes discentes construíram reais significados e desenvolveram ações críticas e analíticas dentro de um processo de interação na aprendizagem da língua espanhola, pois eles consideraram determinados fatos globais e analisaram criticamente os fatos locais.