Autor |
Ackermann, Andres Eberhard Friedl; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4280458380701642; |
Orientador |
Sellitto, Miguel Afonso; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0203545749226007; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Modelo de previsão de demanda do serviço de urgência em um hospital de pronto atendimento; |
Resumo |
Neste trabalho foi abordado o tema da previsão de demanda do serviço de urgência
em departamento de emergência. O objetivo de pesquisa foi propor um modelo de
previsão de demanda para consultas de urgência. Composto por dois artigos
acadêmicos, o primeiro artigo é uma revisão sistemática da literatura dos métodos
de previsão de demanda com o propósito de reunir os métodos e modelos
disponíveis acerca dos conceitos utilizados atualmente na administração de
empresas relacionados ao consumo e produção de produtos e serviços. A
metodologia utilizada é a revisão sistemática da literatura com abordagem qualitativa
com o propósito de dar uma visão geral dos métodos dominantes utilizados em
previsão de demanda. Foi realizado o mapeamento da literatura para identificar o
estado da ciência por meio da produção científica disponível. Os métodos
qualitativos e causais demonstram adaptar-se melhor às previsões de médio e longo
prazos, enquanto a análise de séries temporais indica se adequar mais a previsões
de curto prazo. O segundo artigo propõe um modelo para prever o número de
atendimentos diários em um hospital de pronto atendimento. Foram utilizados os
dados de um período de 66 meses de um Pronto Atendimento e Hospital Dia privado
localizado no Rio Grande do Sul, Brasil. É uma pesquisa de modelagem quantitativa,
caracterizada como empírica normativa quantitativa, com o propósito de fornecer a
identificação do estágio atual do conhecimento referente a previsão de demanda de
consultas de urgência em departamento de emergência e por meio de um modelo
probabilísticos propor uma metodologia para assertividade e ganhos de eficiência no
ambiente estudado. A modelagem dos dados foi realizada com o uso do software
Microsoft Excel para a coleta e organização dos dados e do software livre R Versão
3.6.2 para construção do modelo de previsão demanda e análises estatísticas. Os
resultados sugerem o modelo ARIMA (1,1,4) para clínico geral adulto e ARIMA
(4,1,1) para pediatra, considerando o melhor ajuste possível para as predições.
Recomenda-se previsões de 1 dia a frente até 14 dias de previsão, com erros
próximos a 10%. Além disso, como modelo alternativo de previsão demanda foi
proposta a utilização do modelo caótico pelo método do mapa logístico para
previsão de curto prazo em consultas de urgência, incorrendo em baixo erro
associado as previsões. O estudo demonstra a importância do uso de modelos
matemáticos de previsão em serviços de atendimento em departamento de
emergência e como ferramenta de gestão.; |
Abstract |
In this work, the topic of forecasting demand for emergency services in the
emergency department was addressed. The research objective was to propose a
demand forecasting model for emergency consultations. Consisting of two academic
articles, the first article is a systematic review of the literature on demand forecasting
methods with the purpose of bringing together the methods and models available
about the concepts currently used in the management of companies related to the
consumption and production of products and services. The methodology used is the
systematic review of the literature with a qualitative approach in order to give an
overview of the dominant methods used in demand forecasting. The literature was
mapped to identify the state of science through the available scientific production.
Qualitative and causal methods show better adaptation to medium and long-term
forecasts, while the analysis of time series indicates that it is more suitable for shortterm forecasts. The second article proposes a model to predict the number of daily
visits to an emergency hospital. Data from a 66-month period from a private
Emergency Care and Day Hospital located in Rio Grande do Sul, Brazil were used. It
is a quantitative modeling research, characterized as empirical normative
quantitative, with the purpose of providing the identification of the current stage of
knowledge regarding the forecast of demand for emergency consultations in the
emergency department and through a probabilistic model to propose a methodology
for assertiveness and efficiency gains in the studied environment. Data modeling was
performed using Microsoft Excel software for data collection and organization and
free software R Version 3.6.2 to build the demand forecast model and statistical
analysis. The results suggest the ARIMA model (1,1,4) for adult general practitioners
and ARIMA (4,1,1) for pediatricians, considering the best possible adjustment for
predictions. Forecasts from 1 day ahead to 14 days of forecast are recommended,
with errors close to 10%. In addition, as an alternative demand forecast model, it was
proposed to use the chaotic model by the logistic map method for short-term
forecasting in emergency consultations, incurring a low error associated with the
forecasts. The study demonstrates the importance of using mathematical forecasting
models in emergency department care services and as a management tool.; |
Palavras-chave |
Previsão de demanda; Métodos de previsão de demanda; ARIMA; Mapa logístico; Departamento de emergência; Serviço de saúde; Qualidade em serviço de saúde; Demand forecasting; Demand forecasting methods; Logistic map; Emergency department; Health care service; Quality in health care service; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-11-11; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9497; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |