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Inovação sociocultural na moda e ativação do ecossistema criativo: um estudo de caso múltiplo

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Autor Lorenzon, Marcella Westphalen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6205747975378387;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Inovação sociocultural na moda e ativação do ecossistema criativo: um estudo de caso múltiplo;
Resumo A presente dissertação busca refletir sobre como o design estratégico pode atuar como catalizador de um processo de inovação social em ecossistemas criativos, para auxiliar em novas formas de pensar, ressignificar, disseminar e desenvolver soluções e estratégias no âmbito da moda. Através de um estudo de caso múltiplo, buscou-se descrever e interpretar os processos, os princípios e a relação entre o San Francisco Fashion and Marchants Alliance e o Santa Catarina Moda e Cultura, apontar estratégias desenvolvidas pelas duas organizações e compreender a colaboração e as relações entre os diversos atores envolvidos no ecossistema criativo que contribuem para o processo de inovação social. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise temática. Após a descrição e a interpretação dos dados coletados, considerou-se que a estimulação e catalisação das relações e conexões nos ecossistemas criativos de moda pode se dar por meio do design estratégico, gerando inovação social e colaboração. Por fim, foi elaborada uma proposição de processos e ferramentas, para que possam ser replicados e redesenhados em outros ecossistemas criativos de moda.;
Abstract The present work seeks to reflect on how strategic design can act as a catalyst for a process of social innovation in creative ecosystems, to help in new ways of thinking, ressignification, dissemination and development of solutions and strategies in the field of fashion. Through a multiple case study, the aim was to describe and interpret the processes, principles and relationship between the San Francisco Fashion and Marchers Alliance and Santa Catarina Moda e Cultura, to point out strategies developed by the two organizations and to understand the collaboration and relationships between the various actors involved that contribute to the process of social innovation. The research techniques used were: bibliographic and documentary research, direct observation and semi-structured interviews. For the analysis of the interviews, the thematic analysis technique was used. After the description and interpretation of the collected data, it was considered that stimulation and catalysis of relationships and connections in creative fashion ecosystems can take place through strategic design, generating social innovation and collaboration. Finally, a proposal of processes and tools was elaborated so that they could be replicated and redesigned in other creative fashion ecosystems.;
Palavras-chave Moda; Inovação social; Colaboração; Ecossistemas criativos; Design estratégico; Strategic design; Social innovation; Creative ecosystem; Collaboration; Fashion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9476;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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