Resumo:
A presente dissertação busca refletir sobre como o design estratégico pode atuar como catalizador de um processo de inovação social em ecossistemas criativos, para auxiliar em novas formas de pensar, ressignificar, disseminar e desenvolver soluções e estratégias no âmbito da moda. Através de um estudo de caso múltiplo, buscou-se descrever e interpretar os processos, os princípios e a relação entre o San Francisco Fashion and Marchants Alliance e o Santa Catarina Moda e Cultura, apontar estratégias desenvolvidas pelas duas organizações e compreender a colaboração e as relações entre os diversos atores envolvidos no ecossistema criativo que contribuem para o processo de inovação social. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise temática. Após a descrição e a interpretação dos dados coletados, considerou-se que a estimulação e catalisação das relações e conexões nos ecossistemas criativos de moda pode se dar por meio do design estratégico, gerando inovação social e colaboração. Por fim, foi elaborada uma proposição de processos e ferramentas, para que possam ser replicados e redesenhados em outros ecossistemas criativos de moda.