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Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo

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Autor Motter, Guilherme Spader;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3963286637057704;
Orientador Santini, Fernando de Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5561111957141119;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Um estudo meta-analítico sobre a aceitação tecnológica no contexto do varejo;
Resumo O setor de varejo, um segmento crucial da economia, tem, no Brasil, uma participação de cerca de 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas (IBGE, 2017). Nos Estados Unidos a importância do varejo é semelhante, já que conta com mais de 20 milhões de pessoas trabalhando no setor (US Bureau of Labor Statistics, 2018) e tem participação de aproximadamente 16% na composição do PIB (US Bureau of Economic Analysis, 2018). O propósito desta dissertação é fazer análise sistemática a partir de uma abordagem meta-analítica quanto aos antecedentes, consequentes e efeitos moderadores do technological acceptance model (TAM), no contexto do varejo. Para isso, foram analisados 85 artigos que geraram 431 efeitos. Dentre os principais resultados, destaca-se que o efeito antecedente mais forte para Facilidade de Uso (FUP) foi a qualidade do sistema e para Utilidade Percebida (UP) foi o prazer na utilização do sistema. O interessante é que a qualidade do sistema também foi o antecedente mais forte para PEOU em meta-análise no setor bancário (SANTINI et al., 2019). Dessa forma, essa dissertação contribui para a literatura ao consolidar resultados de diversas pesquisas anteriores a respeito do tema com resultados divergentes.;
Abstract Retail, a crucial segment on market, in Brazil, represents around 20% of PIB and has more than 20 million employees (IBGE, 2017). In United States, retail importance is similar having more than 20 million employees (US Bureau of Labor Statistics, 2018) and 16% of PIN relevance (US Bureau of Economic Analysis, 2018). The purpose of this dissertation is presenting a systematic analysis from a meta-analytical approach regarding the antecedents, consequences and moderating effects of the technological acceptance model (TAM) in the retail context. That is why, it analyzed 85 articles that generated 431 effect sizes. Among the main results, the strongest antecedent effect for Perceived Ease of Use (PEOU) was the quality of the system and for Perceived Usefulness (PU) it was perceived pleasure. Interestingly, the system quality was also the strongest antecedent for PEOU in meta-analysis in the banking sector (SANTINI et al., 2019). Thus, this dissertation contributes to the literature by consolidating the results of several previous studies on the subject with divergent results.;
Palavras-chave Varejo; E-commerce; TAM; Consumidor; Retail; Customer;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9464;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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