Resumo:
O setor de varejo, um segmento crucial da economia, tem, no Brasil, uma participação de cerca de 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega formalmente mais de 10 milhões de pessoas (IBGE, 2017). Nos Estados Unidos a importância do varejo é semelhante, já que conta com mais de 20 milhões de pessoas trabalhando no setor (US Bureau of Labor Statistics, 2018) e tem participação de aproximadamente 16% na composição do PIB (US Bureau of Economic Analysis, 2018). O propósito desta dissertação é fazer análise sistemática a partir de uma abordagem meta-analítica quanto aos antecedentes, consequentes e efeitos moderadores do technological acceptance model (TAM), no contexto do varejo. Para isso, foram analisados 85 artigos que geraram 431 efeitos. Dentre os principais resultados, destaca-se que o efeito antecedente mais forte para Facilidade de Uso (FUP) foi a qualidade do sistema e para Utilidade Percebida (UP) foi o prazer na utilização do sistema. O interessante é que a qualidade do sistema também foi o antecedente mais forte para PEOU em meta-análise no setor bancário (SANTINI et al., 2019). Dessa forma, essa dissertação contribui para a literatura ao consolidar resultados de diversas pesquisas anteriores a respeito do tema com resultados divergentes.