Autor |
Silva, Claudia Palma da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3174061609608283; |
Orientador |
Bentz, Ione Maria Ghislene; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6519799563088833; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cenários panoramáticos: metodologia para projetação em design estratégico; |
Resumo |
No limiar entre design, arte e cultura, propomos a projetação por cenários panoramáticos, uma metodologia que promove a transformação da realidade por meio de narrativas imagéticas. Desenvolvemos um percurso teórico-metodológico que envolve a dimensão sensível do design, pelos vieses da estética e da significação. Inferimos, a partir de Adorno (2004), que a arte altera a percepção da realidade, pois é pela experiência estética que é possível superar os limites da racionalidade e negar aquilo que domina a realidade, libertando o homem de um estado de alienação. Desse modo, percorremos um caminho a partir da arte que implica a estética, a ética e a política. Também ressignificamos, à luz do design, os processos de percepção, interpretação e transformação. Nosso percurso projetual é apresentado como um percurso narrativo que envolve a imagem e a imaginação. E, a imagem, neste estudo, é matéria significante de natureza polissêmica e atua na produção de sentido (BARTHES, 2012a). A imagem fotográfica, por sua vez, promove a imaginação ao articular o visível e o dizível em um jogo que faz ver o invisível (RANCIÈRE, 2005). Por essa razão, a imagem fotográfica é o nosso principal insumo projetual. A fotografia, ainda, permite-nos adentrar o inconsciente ótico (BENJAMIN, 2017) da cidade, lócus de imaginação e transformação para o design. O design estratégico é compreendido pela tríade: (a) fazer junto (própria da atividade coletiva); (b) transformação sociocultural (que visa ao bem-estar social); e (c) estratégia (que orienta o percurso projetual). Duas estratégias principais orientam o nosso percurso: a utopia e a transculturalidade. Sendo assim, a estratégia movimenta o processo de projetação em nível metaprojetual, que acontece pelo deslocamento entre os níveis projetuais, o que equivale ao deslocamento entre os níveis de conhecimento metalinguístico. Na projetação por cenários, a (re)montagem e a fragmentação são as principais técnicas que atuam na transformação da realidade; e o fazer-se ver (CANEVACCI, 2011b) é a ação reflexiva do sujeito, o olhar emocionado e interpretativo do pesquisador, condição sine qua non para esse tipo de projetação. A noção de futuro nesse tipo de cenário atua como agente de transformação do presente, portanto ele não pode ser antecipado ou previsto. Sendo assim, realizamos uma experiência de design que é particular do nosso método e qualifica a metodologia apresentada. A nossa experiência envolveu a tessitura de narrativas produzidas em três cidades distintas: São Paulo, Nova Iorque e Cidade do México. Em cada uma das cidades, realizamos uma atividade de observação participativa, com registros fotográficos e uma oficina artística com o tema “Cidade utópica”. As fotografias registradas foram fragmentadas e intercambiadas entre as cidades, com o objetivo de favorecer a transculturalidade por meio da dialógica cultural. A partir disso, as narrativas imagéticas produzidas nas oficinas foram interpretadas e transformadas em um processo artístico e também de significação – semântico e sintagmático – que resultou em uma trama sensível. Logo, projetar também é transformar.; |
Abstract |
At the threshold between design, art, and culture, we propose the projection through panoramatic scenarios, a methodology that promotes the transformation of reality using imagery narratives. We have developed a theoretical-methodological path that involves the sensitive dimension of design, from the perspective of aesthetics and the perspective of meaning. We infer from Adorno (2004) that art alters the perception of reality, as it is through aesthetic experience that it is possible to overcome the limits of rationality and deny what dominates reality, and thus frees man from a state of alienation. Therefore, we follow a track based on art that involves aesthetics, ethics, and politics. We also reframed the processes of perception, interpretation, and transformation in the light of design. Our project course is presented as a narrative course that involves image and imagination. And, the image in this study is a significant matter of a polysemic nature and acts in the production of meaning (BARTHES, 2012). And yet, the photographic image (RANCIÈRE, 2005) promotes imagination because it articulates the visible and the saying in a game that sees the invisible. For this reason, the photographic image is our main design input. And yet, photography allows us to enter the optical unconscious (BENJAMIN, 2017) of the city, locus of imagination, and transformation for design. Strategic design is understood by the triad: (a) doing together (typical of the collective activity), (b) sociocultural transformation (which aims at social well-being), and (c) strategy (which guides the project course). And, two main strategies guide our path: utopia and transculturality. In this way, the strategy moves the projecting process at the metadesign level, which happens through the shift between the project levels, which is equivalent to the displacement among the levels of knowledge; metalinguistic. In scenario, (re)assembly and fragmentation are the main techniques that work in transforming reality. And, making oneself seen (CANEVACCI, 2011) is the subject's reflexive action, the researcher's emotional and interpretive gaze, a sine qua non condition for this type of projection. Furthermore, the notion of the future in this kind of scenario acts as an agent for transforming the present, so it cannot be anticipated or predicted. Thereupon, we carry out a design experience – which is specific for our method – and qualifies the presented methodology. Our experience involved weaving narratives produced in three different cities: São Paulo, New York and Mexico City. In each city, we perform a participatory observation activity, with photographic records and an artistic workshop about the “Utopian city” theme. The registered photographs were fragmented and exchanged between cities, to favor transculturality employing cultural dialogic. From this, the imagery narratives produced in the workshops were read and transformed into an artistic and also meaningful – semantic and syntagmatic – process that resulted in a sensitive scheme. Therefore, design is also transformation.; |
Palavras-chave |
Cenários panoramáticos; Transformação sociocultural; Narrativa imagética; Fotografia; Transculturalidade; Panoramatic scenarios; Sociocultural transformation; Imagery narrative; Photography; Transculturality; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-09-29; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9445; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |