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A interdependência da teoria da agência e da stewardship theory para compreensão do comportamento que leva à longevidade das empresas familiares

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Autor Bernardon, Renata Araujo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4449501545986741;
Orientador Trez, Guilherme;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1546118902885558;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A interdependência da teoria da agência e da stewardship theory para compreensão do comportamento que leva à longevidade das empresas familiares;
Resumo Definir longevidade e compreendê-la no mundo empresarial tem sido um desafio. Tamanho, idade e rentabilidade são elementos comumente utilizados como medida de mensuração, porém pouco representativos. É a habilidade de sobrevivência que as definem como organizações longevas. Nesse contexto, quando adicionado o elemento família, a intenção dos atuais e futuros membros familiares precisa ser considerada. Assim, com o entendimento de que habilidade e intenções resultam no comportamento particularista[1] orientado pela família, e que, abordagens teóricas como a Teoria da Agência e a Stewardship Theory são adequadas para compreendê-lo, esta pesquisa tem como objetivo, a partir dos pressupostos destas, compreender como a Teoria da Agência e da Stewardship Theory, explicam as habilidades e intenções que levam à longevidade das empresas familiares. Para tanto foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório através do estudo múltiplo de casos de empresas familiares centenárias e bicentenárias espanholas. Estas foram selecionadas por meio da snowball technique, e atenderam aos requisitos de terem no mínimo 100 anos e de disponibilizar pelo menos dois membros familiares para as entrevistas, preferencialmente, sendo um o atual executivo principal e o outro pertencente à próxima geração. A definição das categorias de análise ocorreu de forma dedutiva, tendo como a literatura a fonte das mesmas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, com apoio de materiais referentes à história das empresas familiares, os quais otimizaram o tempo das entrevistas e o roteiro semiestruturado de entrevista pode ser cumprido. A técnica de análise de dados adotada foi a análise de conteúdo. No processamento e preparação dos dados para análise, fez-se uso do software de análises qualitativas NVivo. Com isso foi possível realizar a análise dos elementos que caracterizam as habilidades e intenções, que por sua vez, evidenciam os resultados desse trabalho. Com esta análise é possível evidenciar o papel de cada uma das abordagens teóricas adotadas. Sendo que a Stewardship Theory, com a sua abordagem sociológica e psicológica da governança, o papel de manutenção de cada um dos elementos que caracterizam às intenções e as habilidades do comportamento que leva à longevidade das empresas familiares. A Teoria da Agência, por sua vez, é necessária nas situações de limite da Stewardship Theory, na qual sua característica tendência é assumir alguma forma de Homo economicus, que retrata os subordinados (neste contexto – membros familiares) como individualistas, oportunistas e egoístas. Assim, a Stewardship Theory e a Teoria da Agência, de forma interdependente, explicam as características do comportamento que leva à longevidade das empresas familiares.;
Abstract To define a firm´s longevity and to understand it in the "corporate" world has been a challenge. Size, age and profitability are elements commonly used as measurement variable, although being less representative. It is the ability to survive that define them as long-living. In this context, when the family element is added, the intention of the current and future family members needs to be considered. Thus, with the understanding that the ability and intentions cause the particularistic behavior [1] oriented by the family, and that theoretical approaches and the Agency Theory and Stewardship Theory are adequate to understand it, this research has the objective of understanding the family members´ behavior characteristics of family which allow the firm´s longevity. A qualitative exploratory study was conducted based on four cases of centennial and bi-centennial Spanish family-companies. These were selected using the snowball technique and fulfilled the requirement of being at least 100 years old and to provide at least two members for interviews, preferably, one being the current CEO and one belonging to following generation. Data collection was made through interviews with the support of historical archives of such families, which optimized the interview time, allowing the semi-structured scripts to be covered. The adopted data analysis technique was content analysis. The definition of the analysis categories was done in deductive form, having as literature their sources. In the process of data preparation, the software package NVivo was used. This allowed the analysis of elements that characterize the abilities and intentions, which in turn, made evident the results of this research. With this analysis it is evident the role of each of the adopted theoretical approaches. Stewardship Theory, with its sociological and psychological approach of governance, has the role of maintenance of each of the elements which characterize the intentions and abilities of the behavior of family members which lead the firm to longevity. Agency Theory is necessary in limit situations of the Stewardship Theory, whose main tendency is to take the shape of homo economicus, which portraits subordinates (in this context - family members) as individualistic, opportunistic and selfish. Thus, the combination of Stewardship Theory and Agency Theory explain the behavioral characteristics of family members which take the firm to longevity.;
Palavras-chave Longevidade; Empresa familiar; Habilidades; Intenções; Comportamento; Teoria da agência; Longevity; Family business; Ability; Willingness; Behavior; Agency theory; Stewardship theory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2018-06-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9441;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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