Resumo:
A competividade do mercado traz o desafio do uso adequado de recursos. Adicionalmente, tem-se uma indústria automotiva com aumento no número de modelos a produzir e lotes cada vez menores, com projetos com tempo de duração cada vez mais curtos. Sendo assim, é necessário que os métodos de planejamento, programação e controle da produção estejam em constante melhoria, buscando melhores resultados. O objetivo deste trabalho é a proposição de um método para elaboração do plano mestre de produção, em ambientes com elevada variedade de produtos, com um passo a passo lógico, desde os dados de entrada, passando pela análise das capacidades e demandas e definições das quantidades do plano mestre de produção, até a programação da produção e definição dos parâmetros de produção. Esse método facilita os processos de tomada de decisão, referentes ao planejamento fabril e tem o intuito de auxiliar na estabilização da fábrica. Ainda, tem por objetivo uma abordagem conceitual para análises de capacidade e demanda e a divisão dos itens fornecidos em famílias de produtos, com tratativas distintas, para necessidades diferentes, mesmo que em uma mesma empresa. A fundamentação teórica está baseada essencialmente na revisão do planejamento hierárquico da produção, avaliando os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) e a ligação das decisões nesses níveis; e o plano mestre de produção, avaliando os períodos de congelamento e seus impactos em níveis de inventário e serviço. Percebe-se a lacuna na literatura, em relação à trabalhos já existentes, considerando as restrições de capacidade e variações de demanda existentes em ambientes reais. O método de pesquisa utilizado é a Design Science Research, com o processo de desenvolvimento do artefato proposto. Após a elaboração do artefato, o mesmo é avaliado de duas formas: aplicação em ambiente real, em uma empresa do setor metalmecânico e a avaliação de especialistas, com a realização de um Grupo Focal. Após estas avaliações, geram-se novas análises e novas versões do artefato. Por fim, apresenta-se a versão final do artefato, com dois ciclos (ciclo de atualização e ciclo de revisão), testado em ambiente real, com etapas e passos definidos para a análise das capacidades (e possíveis definições dos gargalos), divisões dos itens em famílias de produtos, revisão dos parâmetros de produção, avaliação de indicadores definidos e responsáveis por cada etapa, buscando facilitar o processo decisório de planejamento de fábrica.