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Desenvolvimento de um portal educativo para o programa de educação permanente de um hospital público no sul do país

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Autor Fontana, Eva Joseane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9563244100338466;
Orientador Ciconet, Rosane Mortari;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2198380514342543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de um portal educativo para o programa de educação permanente de um hospital público no sul do país;
Resumo A educação permanente em saúde tem sido considerada como instrumento para produzir mudanças e transformações na atuação profissional e nos contextos de trabalho, envolvendo as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como mediadoras neste processo. Além de serem facilitadoras e multiplicadoras no ensino, as tecnologias da informação (TICs) proporcionam autonomia e responsabilidade pela aquisição do próprio conhecimento, contribuindo e transformando de maneira positiva os processos do SUS. OBJETIVO: Desenvolver um Portal educativo para o Programa de Educação Permanente (PEP) na intranet de um hospital público no sul do Brasil. MÉTODO: Estudo metodológico envolvendo três etapas: pesquisa documental, construção e validação do portal educativo. A pesquisa documental baseou-se no modelo adaptado conforme Cellard. A construção do portal educativo utilizou o método de DADI e os processos de validação seguiram as recomendações da norma ISO/IEC 25010 e o processo de avaliação definido na norma 14598-6. Para avaliação de conteúdo utilizou-se o Instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCES). RESULTADOS: A pesquisa documental permitiu conhecer as estratégias utilizadas para a implementação do PEP, identificar as ações de integração e ensino em serviço desenvolvidos na instituição e possibilitou levantar as necessidades para a construção e validação do portal educativo. O processo de avaliação e validação do portal educativo envolveu três grupos: equipe de TI, especialistas representados pelas lideranças das áreas de enfermagem e médica e por enfermeiros assistenciais e técnicos em enfermagem. A avaliação realizada pela equipe da TI, mostrou 100% de respostas positivas nas categorias de eficiência, funcionalidade, usabilidade e compatibilidade. A manutenibilidade apresentou 62,5% de concordância. Na avaliação dos especialistas o portal educativo obteve 100% das respostas positivas nas categorias de eficiência, usabilidade e funcionalidade. A equipe assistencial composta pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem validaram o conteúdo obtendo 82% de concordância nos itens relacionados aos objetivos, 80% na concordância e 84% na avaliação da estrutura/apresentação. Conclusão: Conclui-se que o Portal se destacou em quatro características: eficiência, funcionabilidade, usabilidade e compatibilidade e na avaliação de conteúdo, sendo considerado apto como produto. Esta pesquisa, que teve como produto a produção de um portal educativo, auxiliará na comunicação institucional e nas atividades de educação permanente, bem como na melhoria dos processos e na qualidade da assistência de enfermagem e de outras áreas da instituição.;
Abstract The Permanent health education has been considered as an instrument to produce changes and transformations in professional performances and working contexts, involving information technologies and communication (ITC) technologies as mediators in this process. Besides being facilitator and multipliers in teaching, the information technologies (ITs) provides autonomy and responsibility for the acquisition of knowledge itself, contributing and positively transforming the processes of the Unified Health System (SUS). OBJECTIVE: To develop an educational portal for the Permanent Education Program (PEP) in the intranet of a public hospital in southern Brazil. METHOD: Methodological study involving three stages: documentary research, construction and validation of the educational portal. The documentary research was based on the model adapted according to Cellard. The construction of the educational portal used the DADI method and the validation followed the recommendations of the ISO / IEC 25010 standard and the evaluation process defined in standard 14598-6. For content evaluation, the Instrument for validating educational content in health (IVCES) was used. RESULTS: The documentary research allowed to know the strategies used for the implementation of the PEP, to identify the actions of integration and teaching in service developed in the institution and also made it possible to raise the needs for the construction of the educational portal. The evaluation and validation process of the the educational portal involved three groups: IT staff, specialists represented by the leaders of the nursing and medical areas and by nursing assistants and nursing technicians. The assessment carried out by the IT team, showed 100% positive responses in the categories of efficiency, functionality, usability and compatibility. Maintainability showed 62.5% agreement. In the experts' evaluation, the educational portal obtained 100% of the positive responses in the categories of efficiency, usability and functionality. The assistance team composed of nurses and nursing technicians validated the content obtaining 82% of agreement, on the items related to the objectives 80% of agreement and 84% of agreement in the evaluation of the structure / presentation. Conclusion: It is concluded that the Portal stood out in four characteristics: efficiency, functionality, usability and compatibility and in the content evaluation, being considered apt as a product. This research, which had as product the production of an educational portal, will assist in the institutional communication and in the permanent education activities, as well as in process improvement and in the quality of nursing care and other areas of the institution.;
Palavras-chave Educação permanente; Website; Enfermagem; Hospital; Permanent education; Web site; Nursing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-05-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9370;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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