Resumo:
A educação permanente em saúde tem sido considerada como instrumento para produzir mudanças e transformações na atuação profissional e nos contextos de trabalho, envolvendo as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como mediadoras neste processo. Além de serem facilitadoras e multiplicadoras no ensino, as tecnologias da informação (TICs) proporcionam autonomia e responsabilidade pela aquisição do próprio conhecimento, contribuindo e transformando de maneira positiva os processos do SUS. OBJETIVO: Desenvolver um Portal educativo para o Programa de Educação Permanente (PEP) na intranet de um hospital público no sul do Brasil. MÉTODO: Estudo metodológico envolvendo três etapas: pesquisa documental, construção e validação do portal educativo. A pesquisa documental baseou-se no modelo adaptado conforme Cellard. A construção do portal educativo utilizou o método de DADI e os processos de validação seguiram as recomendações da norma ISO/IEC 25010 e o processo de avaliação definido na norma 14598-6. Para avaliação de conteúdo utilizou-se o Instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCES). RESULTADOS: A pesquisa documental permitiu conhecer as estratégias utilizadas para a implementação do PEP, identificar as ações de integração e ensino em serviço desenvolvidos na instituição e possibilitou levantar as necessidades para a construção e validação do portal educativo. O processo de avaliação e validação do portal educativo envolveu três grupos: equipe de TI, especialistas representados pelas lideranças das áreas de enfermagem e médica e por enfermeiros assistenciais e técnicos em enfermagem. A avaliação realizada pela equipe da TI, mostrou 100% de respostas positivas nas categorias de eficiência, funcionalidade, usabilidade e compatibilidade. A manutenibilidade apresentou 62,5% de concordância. Na avaliação dos especialistas o portal educativo obteve 100% das respostas positivas nas categorias de eficiência, usabilidade e funcionalidade. A equipe assistencial composta pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem validaram o conteúdo obtendo 82% de concordância nos itens relacionados aos objetivos, 80% na concordância e 84% na avaliação da estrutura/apresentação. Conclusão: Conclui-se que o Portal se destacou em quatro características: eficiência, funcionabilidade, usabilidade e compatibilidade e na avaliação de conteúdo, sendo considerado apto como produto. Esta pesquisa, que teve como produto a produção de um portal educativo, auxiliará na comunicação institucional e nas atividades de educação permanente, bem como na melhoria dos processos e na qualidade da assistência de enfermagem e de outras áreas da instituição.