Resumo:
A deposição inadequada de pneus inservíveis é um caso de destaque quando se
discute a mitigação de impactos sanitários e ambientais, fato que tem motivado várias
pesquisas sobre possíveis métodos de aproveitamento desse tipo de rejeito. A
construção civil vem se mostrando como uma consumidora potencial de resíduos,
dada a sua capacidade de absorver grandes quantidades de material, a busca por
alternativas para superar a escassez de matérias-primas naturais, o interesse em
reduzir a pegada ambiental das obras e a boa capacidade de encapsulamento de
diversos contaminantes pelas matrizes de concreto. A possibilidade de incorporação
de resíduos reciclados de pneus inservíveis em concreto já foi consolidada em
pesquisas anteriores. Entretanto, nota-se uma lacuna acerca do desempenho desses
concretos quando submetidos a elevadas temperaturas. O presente trabalho busca
avaliar o comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto, elaboradas com
material reaproveitado de pneus inservíveis, empregando tanto a fibra metálica
reciclada quanto agregado reciclado da borracha. O programa experimental envolveu
a caracterização de propriedades físicas e mecânicas dos concretos, além de ensaios
de reação e de resistência ao fogo. Além do concreto referência sem resíduos, foram
testados traços com substituição de agregado miúdo por agregado reciclado de
borracha nas proporções de 5% e 10%, em volume; e outras misturas com adição de
teores de fibra metálica reciclada de pneus da ordem de 0,5% e 1,5%, em volume.
Quanto à reação ao fogo, os resultados obtidos indicam que os concretos com
resíduos de pneu testados, exceto o concreto referência, são classificados como
combustíveis, devido à ocorrência de chamejamento durante o ensaio de
incombustibilidade. Não houve propagação de chamas, nem registro de emissão de
fumaça significativo. Quanto à resistência ao fogo, os concretos com fibra metálica
reciclada, e com 5% de borracha, evidenciaram comportamento similar ao concreto
referência frente aos parâmetros verificados durante este ensaio. Já o concreto com
10% de borracha registrou desplacamento explosivo e resultou em desempenho
inferior em termos de isolamento térmico e de estanqueidade.