metadataTrad.dc.contributor.author |
Simonetti, Camila; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4016423555585379; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Tutikian, Bernardo Fonseca; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/9916860252080305; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 |
Silva Filho, Luiz Carlos Pinto da; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3933111188654098; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola Politécnica; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Avaliação do comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto com inserção de resíduos de pneus inservíveis; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A deposição inadequada de pneus inservíveis é um caso de destaque quando se
discute a mitigação de impactos sanitários e ambientais, fato que tem motivado várias
pesquisas sobre possíveis métodos de aproveitamento desse tipo de rejeito. A
construção civil vem se mostrando como uma consumidora potencial de resíduos,
dada a sua capacidade de absorver grandes quantidades de material, a busca por
alternativas para superar a escassez de matérias-primas naturais, o interesse em
reduzir a pegada ambiental das obras e a boa capacidade de encapsulamento de
diversos contaminantes pelas matrizes de concreto. A possibilidade de incorporação
de resíduos reciclados de pneus inservíveis em concreto já foi consolidada em
pesquisas anteriores. Entretanto, nota-se uma lacuna acerca do desempenho desses
concretos quando submetidos a elevadas temperaturas. O presente trabalho busca
avaliar o comportamento ao fogo de placas de vedação de concreto, elaboradas com
material reaproveitado de pneus inservíveis, empregando tanto a fibra metálica
reciclada quanto agregado reciclado da borracha. O programa experimental envolveu
a caracterização de propriedades físicas e mecânicas dos concretos, além de ensaios
de reação e de resistência ao fogo. Além do concreto referência sem resíduos, foram
testados traços com substituição de agregado miúdo por agregado reciclado de
borracha nas proporções de 5% e 10%, em volume; e outras misturas com adição de
teores de fibra metálica reciclada de pneus da ordem de 0,5% e 1,5%, em volume.
Quanto à reação ao fogo, os resultados obtidos indicam que os concretos com
resíduos de pneu testados, exceto o concreto referência, são classificados como
combustíveis, devido à ocorrência de chamejamento durante o ensaio de
incombustibilidade. Não houve propagação de chamas, nem registro de emissão de
fumaça significativo. Quanto à resistência ao fogo, os concretos com fibra metálica
reciclada, e com 5% de borracha, evidenciaram comportamento similar ao concreto
referência frente aos parâmetros verificados durante este ensaio. Já o concreto com
10% de borracha registrou desplacamento explosivo e resultou em desempenho
inferior em termos de isolamento térmico e de estanqueidade.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The inappropriate disposal of waste tires represents a major concern regarding the
mitigation of sanitary and environmental impacts from this action. This issue has
motivated several studies on possible methods for reusing these elements. Civil
construction can be a potential consumer of this type of waste due to the following
reasons: its capacity for consuming large amounts of materials, its search for
alternatives to overcome the shortage of raw materials, its interest in reducing the
environmental footprint from construction projects, and its capacity to encapsulate
contaminants in the cement matrix. The possibility of incorporating waste tires residue
into concrete has already been consolidated in several previous studies, but there is a
gap in the knowledge about how the concrete made with recycled tire materials
behaves when exposed to high temperatures. This study aims to investigate the
performance of precast concrete panels made with waste tires residues when exposed
to fire when using the recycled steel fiber and the recycled rubber aggregate
separately. The experimental design consisted in essays for the characterization of the
physical and mechanical properties of the concrete produced with the recycled
materials, as well as fire reactions and fire resistance tests. Besides the reference
concrete without any residues, mixtures were prepared containing rubber particles
used as partial replacement of fine aggregate at a proportion of 5% and 10% in volume,
and other mixtures containing recycled steel fibers included at 0.5% and 1.5% of total
volume. In terms of fire reaction, the results indicated that both groups of concretes
with residues, unlike the conventional concrete, were classified as combustible due to
the presence of sustained flaming during non-combustibility tests. There was neither
flame propagation nor the register of smoke optical density. In the fire resistance tests,
the recycled steel fiber reinforced concretes and those containing 5% recycled rubber
aggregate presented similar behavior when compared to the conventional concrete on
thermal insulation, sealing, and stability. The concrete made with 10% recycled rubber
aggregate registered the occurrence of explosive spalling and worse thermal insulation
and sealing.; |
metadataTrad.dc.subject |
Segurança contra incêndio; Reação ao fogo; Resistência ao fogo; Placa de vedação de concreto; Pneu inservível; Fire safety; Fire reaction; Fire resistance; Precast concrete panels; Waste tire; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2020-05-25; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Programa de Incentivo Educacional e à Escola de Desenvolvimento de
Servidores da UFRGS; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9345; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; |