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metadataTrad.dc.contributor.author Krebs Junior, Raul Barbedo;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2783912515613036;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bentz, Ione Maria Ghislene;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Do corpo ao corpo: Design de Moda e Moulage dialógica;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente pesquisa investiga a centralidade do corpo nos processos criativos em moda e tem como objetivo geral responder ao seguinte problema: de que maneira, a partir dos questionamentos sobre como o corpo e sua imagem se materializam na cultura contemporânea, os designers de moda podem potencializar seus processos criativos. Para tanto, construímos o percurso de pesquisa orientado pela metodologia do design estratégico, de caráter transdisciplinar e dialógico, que teve início na investigação acerca do corpo (físico e discursivo) e culminou na projetação do cenário criativo proposto. No percurso, investigamos outras questões relativas ao corpo e moda, tais como metamorfoses do corpo, significantes flutuantes, corpo transdutor de signos, géstica, corpo e comunicação, sistema da moda e processo criativo e corpo (moulage - processo criativo de moldagem de tecidos diretamente no corpo ou simulacro de corpo). Através da conexão de dados coletados, conhecimentos científicos e práticas projetuais do campo do design estratégico (metaprojeto, cenário e inovação), moldamos essa investigação pela articulação dialógica entre as bases teóricas (corpo, moda e processos criativos em moda), as operações metodológicas (coleta de dados, fotografias, filmagens, entrevistas, registro de experiência criativa, workshop e cenário) e as consequentes análises dos insumos. Ao final, propomos um cenário criativo e inspiracional para o designer de moda: a ressignificação da moulage para ampliar a compreensão do corpo da moda a partir de um novo referencial estético: o ‘policorpo’, um corpo mutante, polissêmico e polimórfico. Pretendemos potencializar os processos criativos dos designers através de um processo criativo advindo da projetação de cenário e denominada aqui como ‘Moulage Dialógica’ - um processo mais abrangente na moldagem do corpo por considerar tanto aspectos físicos quanto simbólicos em um ‘policorpo’ mutante que, interpretado a partir de um processo criativo transdisciplinar, pode responder ao oxímoro com o qual nos defrontamos no percurso de pesquisa: como vestir os corpos consumidores de moda sem considerá-los somente a partir da ideia de um corpo alto, esbelto, esguio e magro.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research investigates the centrality of the body in creative processes in fashion and has the general objective of answering the following problem: how, from the questions about how the body and its image materialize in contemporary culture, fashion designers can enhance their creative processes. For this purpose, we built this research path guided by the methodology of strategic design, from a transdisciplinary and dialogical character, which began in the investigation of the body (physical and discursive) and culminated in the projection of the proposed creative scenario. Along the way, we investigate issues related to the body and fashion such as, for example, body metamorphoses, floating signifiers, sign-transducing body, gesticulation, body and communication, creative process and body (moulage - creative process of molding fabrics directly on the body or simulacrum of body), and fashion system. Through the connection of collected data, scientific knowledge and project practices in the field of strategic design (metaproject, scenario and innovation), we shape this investigation by the dialogical articulation between the theoretical bases (body, fashion and creative processes in fashion), the methodological operations (data collection: photographs, filming, interviews, recording of creative experience, workshop) and the consequent analysis of the inputs. In the end, we propose a creative and inspirational scenario for the fashion designer: the resignification of moulage to broaden the understanding of the fashion’s body from a new aesthetic reference: the ‘polybody’ - a mutant, polysemic and polymorphic body. We intend to potentiate the creative processes of these designers through a creative process arising from the scenario design and here called 'Moulage Dialógica' - a more comprehensive process in the shaping of the body by considering both physical and symbolic aspects in a mutant 'polibody' that, interpreted from a transdisciplinary creative process, it can respond to the oxymoron that we face in the research path: how to dress the bodies that consume fashion without considering them only from the idea of a tall, slim and lean body.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Corpo; Moda; Processos criativos; Moulage dialógica; Strategic design; Body; Fashion; Creative processes; Dialogic moulage;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-04-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9323;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


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