Resumo:
A presente pesquisa investiga a centralidade do corpo nos processos criativos em moda e tem como objetivo geral responder ao seguinte problema: de que maneira, a partir dos questionamentos sobre como o corpo e sua imagem se materializam na cultura contemporânea, os designers de moda podem potencializar seus processos criativos. Para tanto, construímos o percurso de pesquisa orientado pela metodologia do design estratégico, de caráter transdisciplinar e dialógico, que teve início na investigação acerca do corpo (físico e discursivo) e culminou na projetação do cenário criativo proposto. No percurso, investigamos outras questões relativas ao corpo e moda, tais como metamorfoses do corpo, significantes flutuantes, corpo transdutor de signos, géstica, corpo e comunicação, sistema da moda e processo criativo e corpo (moulage - processo criativo de moldagem de tecidos diretamente no corpo ou simulacro de corpo). Através da conexão de dados coletados, conhecimentos científicos e práticas projetuais do campo do design estratégico (metaprojeto, cenário e inovação), moldamos essa investigação pela articulação dialógica entre as bases teóricas (corpo, moda e processos criativos em moda), as operações metodológicas (coleta de dados, fotografias, filmagens, entrevistas, registro de experiência criativa, workshop e cenário) e as consequentes análises dos insumos. Ao final, propomos um cenário criativo e inspiracional para o designer de moda: a ressignificação da moulage para ampliar a compreensão do corpo da moda a partir de um novo referencial estético: o ‘policorpo’, um corpo mutante, polissêmico e polimórfico. Pretendemos potencializar os processos criativos dos designers através de um processo criativo advindo da projetação de cenário e denominada aqui como ‘Moulage Dialógica’ - um processo mais abrangente na moldagem do corpo por considerar tanto aspectos físicos quanto simbólicos em um ‘policorpo’ mutante que, interpretado a partir de um processo criativo transdisciplinar, pode responder ao oxímoro com o qual nos defrontamos no percurso de pesquisa: como vestir os corpos consumidores de moda sem considerá-los somente a partir da ideia de um corpo alto, esbelto, esguio e magro.