Resumo:
A dissertação tem seus horizontes de investigação no campo de estudos da Filosofia do Design. O pano de fundo compartilhado assume cultura do design como a terceira cultura intelectual, do mesmo modo que as culturas intelectuais das ciências e humanidades. Como um estudo propedêutico na disciplina de Design, essa investigação está dividida em duas partes: (i) um entendimento das possibilidades de contribuição da cultura de ciência e (ii) o desenho de Filosofia do Design como uma subdisciplina de Design. Para a primeira, a teoria dascaliana das controvérsias é introduzida. Para a segunda, o trabalho desenhou uma comparação nos estudos de tecnologia, entre Filosofia da Tecnologia e Filosofia do Design, em volta do questionamento da técnica, a partir do metadesign como definido no Design estratégico. Em resultados e considerações finais, o estudo sugere a polêmica nas ciências como um aspecto mais arrojado de cultura de ciência do interesse da disciplina de Design. No desenho de Filosofia do Design, limitado por uma carência de controvérsia na teorização de metadesign, esse estudo sugere o deslocamento do questionamento da técnica na disciplina de Design no que segue: um movimento que parte de uma tradição intelectual específica em direção ao objeto de estudo [em Filosofia da Tecnologia] para um movimento que parte do objeto de estudo em direção a uma ou mais tradições intelectuais [em Filosofia do Design]. No espírito da teoria dascaliana das controvérsias, o questionamento permanece como uma chamada aberta na teorização da disciplina de Design e de sua cultura intelectual.