Resumo:
Dentro dos Sistemas de Inovação (SIs) as universidades e as empresas são organizações que frequentemente se cruzam na busca por conhecimentos e projetos interorganizacionais. Como área de conhecimento o design apresenta uma diversidade de abordagens que podem ser colocadas em prática em projetos. Em meio a contextos cada vez mais complexos, a forma como os problemas são abordados, como as pessoas são engajadas nos projetos e a própria execução dos projetos de design podem contribuir para a inovação nas organizações. O objetivo desta dissertação é propor, para as universidades, diretrizes que favoreçam a transferência de conhecimentos em design nos projetos desenvolvidos entre universidade e empresa. Para a criação das diretrizes foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio da qual foram entrevistadas universidades ofertantes e empresas demandantes de projetos com processos de design presentes em seu escopo. Junto às universidades e empresas foram investigados facilitadores e barreiras para a negociação, contratação e desenvolvimento destes projetos, assim como a percepção das mesmas sobre a transferência de conhecimentos de design nessas parcerias. Na análise dos resultados são apresentadas dez dimensões que são associadas à oferta, contratação e desenvolvimento de projetos de design entre universidades e empresas. Com base nas dimensões identificadas, o resultado final deste trabalho são nove diretrizes que podem ser adotadas por universidades na construção de programas e estratégias que favoreçam a transferência de conhecimentos em design nos projetos entre universidade e empresa.