RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Projetos de design entre universidades e empresa: diretrizes para favorecer a transferência de conhecimentos em design

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Oliveira, Jóice Geisiane Müller;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2391457989400148;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Wolff, Fabiane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9999861571309675;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Projetos de design entre universidades e empresa: diretrizes para favorecer a transferência de conhecimentos em design;
metadataTrad.dc.description.resumo Dentro dos Sistemas de Inovação (SIs) as universidades e as empresas são organizações que frequentemente se cruzam na busca por conhecimentos e projetos interorganizacionais. Como área de conhecimento o design apresenta uma diversidade de abordagens que podem ser colocadas em prática em projetos. Em meio a contextos cada vez mais complexos, a forma como os problemas são abordados, como as pessoas são engajadas nos projetos e a própria execução dos projetos de design podem contribuir para a inovação nas organizações. O objetivo desta dissertação é propor, para as universidades, diretrizes que favoreçam a transferência de conhecimentos em design nos projetos desenvolvidos entre universidade e empresa. Para a criação das diretrizes foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio da qual foram entrevistadas universidades ofertantes e empresas demandantes de projetos com processos de design presentes em seu escopo. Junto às universidades e empresas foram investigados facilitadores e barreiras para a negociação, contratação e desenvolvimento destes projetos, assim como a percepção das mesmas sobre a transferência de conhecimentos de design nessas parcerias. Na análise dos resultados são apresentadas dez dimensões que são associadas à oferta, contratação e desenvolvimento de projetos de design entre universidades e empresas. Com base nas dimensões identificadas, o resultado final deste trabalho são nove diretrizes que podem ser adotadas por universidades na construção de programas e estratégias que favoreçam a transferência de conhecimentos em design nos projetos entre universidade e empresa.;
metadataTrad.dc.description.abstract Within Innovation Systems, universities and industries are organizations that often intersect in the pursuit of knowledge and interorganizational projects. As an area of knowledge design presents a variety of approaches that can be put into practice in projects. Amid increasingly complex contexts, the way problems are addressed, how people are engaged in projects, and the execution of design projects themselves can contribute to innovation in organizations. The objective of this dissertation is to propose to universities, guidelines that favor the transfer of design knowledge in projects developed between university and industry. For the creation of the guidelines, a qualitative research was developed, through which the offering universities and industries demanding projects with design processes present in their scope were interviewed. Facilitators and barriers to the negotiation, contracting and development of these projects, as well as their perception of the transfer of design knowledge in these partnerships, were investigated with universities and companies. The analysis of the results presents ten dimensions that are associated with the offer, hiring and development of design projects between universities and companies. Based on the identified dimensions, the final result of this work is nine guidelines that can be adopted by universities in the construction of programs and strategies that favor the transfer of design knowledge in projects between university and industry.;
metadataTrad.dc.subject Estratégias em design; Desenvolvimento de novos produtos; Universidade-empresa; Diretrizes para projetos; Design strategies; New product development; University-industry; Project guidelines;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-11-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9321;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics