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Um processo de escuta: as relações entre a Umbanda, a família e as mídias na constituição de identidades culturais

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metadataTrad.dc.contributor.author Almeida, Renata Cardoso de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5726417033444866;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Um processo de escuta: as relações entre a Umbanda, a família e as mídias na constituição de identidades culturais;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho se propõe a pensar as semioses construídas por três mulheres da família Cruz, moradoras da periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a partir de três sistemas: a religião Umbanda, a vida familiar e as mídias. O objetivo é compreender de que modos os sistemas se entrelaçam e influenciam a construção das identidades culturais das sujeitas comunicantes. Para isso, busco aportes na Transmetodologia, na Antropologia, na Semiótica da Cultura e nos Estudos em Recepção. Para a construção desta dissertação foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais, exploratórias e de campo. Empiricamente, foram feitas visitas de acompanhamento e entrevistas em profundidade para a obtenção de informações sobre as sujeitas comunicantes, para posterior análise. Partindo do princípio de que a comunicação se dá onde os sentidos são produzidos, percebo que as semioses produzidas a partir da religião e da cultura familiar contribuem fortemente para a construção das identidades das sujeitas comunicantes participantes da pesquisa. Nesse cenário, as mídias, também muito presentes, participam, em um primeiro momento, mais por “oposição”. Ao não se perceberem representadas e nem pertencentes aos fatos abordados pelas principais mídias hegemônicas, elas se perceberam “outras”, aquelas que não estavam em destaque. Porém, as novas possibilidades de comunicação e troca de informações trouxeram a possibilidade de buscar por temas que as interessam, e aqui a questão racial entra fortemente. Seguindo páginas no Instagram ou no Facebook, ou ainda vendo vídeos no Youtube, elas consomem e comentam entre si conteúdos que podem afetar sua vida cotidiana, como assaltos em meios de transporte e, também, temas macro, como a política nacional, as causas da desigualdade social e das diferentes formas de opressão, gerando debates familiares que contribuem para a constituição de suas identidades.;
metadataTrad.dc.description.abstract This work reflects about the semioses built by three women of the Cruz family, residents of Porto Alegre’s periphery, parting from three different systems: Umbanda religion, familiar life and media. The goal is to understand how the systems come together and influence the construction of cultural identities of the communicant subjects. For that, I search approaches through Transmetodology, Anthropology, Culture Semiotics and Reception Studies. To the writing of this dissertation were accomplished bibliographical, documental, exploratory and field researches. Empirically, were made visits of observation and visits to obtain information about the communicant subjects, for further analysis. Comprehending that communication happens where senses are produced, I assume that the semioses produced from religion and familiar culture highly contribute for the identities formation of the communicant subjects of this research. In this scenario, media, also very present, participate in a first moment of “opposition”. Not feeling represented or belonging to the facts brought by hegemonic media, they noticed themselves as the “others”, those who were not highlighted. However, the new possibilities of communication and information exchange brought the possibility of searching for themes that interest them, and that is where the racial issue enters strongly. By following Instagram and Facebook pages, or also by watching videos on YouTube, they consume and comment contents that could affect their daily lives, such as robberies in the transportation, and also major themes, as the national politics, the causes of social inequality and different forms of oppression, generating familiar debates that contribute to the constitution of their identities.; Este trabajo propone pensar las semiosis construidas por tres mujeres de la familia Cruz, que viven en la periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, basadas en tres sistemas: la religión Umbanda, la vida familiar y los medios de comunicación. El objetivo es comprehender como los sistemas se entrelazan e influyen en la construcción de las identidades culturales de las sujetas que se comunican. Para esto, busco contribuciones en la Transmetodología, la Antropología, la Semiótica de la Cultura y los Estudios en Recepción. Para la construcción de este texto se realizaron investigaciones bibliográficas, documentales, exploratorias y de campo. Empíricamente, se hicieron visitas de acompañamiento y entrevistas en profundidad para obtener información sobre las sujetas comunicantes, para posterior análisis. Partiendo de la hipótesis de que la comunicación es el lugar donde se producen los sentidos, noto que las semiosis producidas por la religión y la cultura familiar contribuyen fuertemente para la construcción de las identidades de las sujetas comunicantes que participaran en la investigación. En este escenario, los medios, que también están muy presentes, participan inicialmente como "oposición". Cuando no se percibían representadas o pertenecientes a los factos abordados por los principales medios hegemónicos, se percibían a sí mismas como "otras", aquellas que no estaban en destaque. Sin embargo, las nuevas posibilidades de comunicación e intercambio de información trajeron la posibilidad de buscar temas que les interesen, y aquí el tema racial se ve muy importante. Siguiendo páginas en Instagram o Facebook, o mirando a videos en Youtube, ellas consumen y comentan contenidos que pueden afectar sus vidas cotidianas, como los ataques a los medios de transporte, y también otros temas macro, como la política nacional, las causas de la desigualdad social y diferentes formas de opresión, generando debates familiares que contribuyen para la constitución de sus identidades.;
metadataTrad.dc.subject Identidades culturais; Recepção; Semioses; Umbanda; Família; Cultural identities; Reception; Family; Identidades culturales; Recepción; Semiosis; Familia;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-03-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9319;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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