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Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito

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Autor Aceti, Pedro Bughay;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8338196172232137;
Orientador Montaño La Cruz, Sonia Estela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9654736235562553;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito;
Resumo A pesquisa a seguir aborda o filme Operações de garantia da lei e da ordem, de Júlia Murat e Miguel Augusto Ramos (2018), na perspectivas das teorias da montagem. O objetivo central deste trabalho é perceber os sentidos dados ao conflito no filme. Para atingir este objetivo revisamos as teorias da montagem na tecnocultura contemporânea com autores como Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), entre outros. Como metodologia nos valemos da cartografia (CANEVACCI, 1997) e da dissecação de imagens. (KILPP, 2010). Entre as principais conclusões, percebemos que o conjunto de dispositivos que estão disponíveis hoje para imaginar, isto é: produzir, compartilhar, editar, voltar a usar as imagens entra em colisão com o modelo de imagens que corresponde à tecnocultura televisiva. Esta realidade técnica dinamiza uma realidade cultural que coloca a produção de imagens de questões cotidianas como relevante: desde um café da manhã a uma manifestação, tudo tem lugar entre smartphones e interfaces. Embora há um conflito permanente entre as características de imagens institucionalizadas pela televisão e as imagens produzidas por dispositivos móveis, o embate constante que a tecnocultura possibilita leva a que estas imagens vão sendo repetidamente associadas a determinados sentidos, nascendo assim a imagem de realidade, a imagem testemunha, as imagens extensões do corpo, as imagens de urgência presentes no documentário como formas de atualização do conflito eisensteniano.;
Abstract The following research addresses the film Law and Order Guarantee Operations, by Júlia Murat and Miguel Augusto Ramos, from the perspective of the theories of montage. The main objective of this work is to understand the meanings given to the conflict in the film. To achieve this goal, we reviewed the theories of montage in contemporary technoculture with authors like Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), among others. As a methodology, we use cartography (CANEVACCI, 1997) and image dissection. (KILPP, 2010). Among the main conclusions, we realized that the set of devices that are available today to imagine, that is: to produce, share, edit, return to use images that collide with the image model that corresponds to television technoculture. This technical reality dynamizes a cultural reality that puts the production of images of everyday issues as relevant: from breakfast to a manifestation, everything takes place between smartphones and interfaces. Although there is a permanent conflict between the characteristics of images institutionalized by television and the images produced by mobile devices, the constant clash that technoculture makes possible means that these images are repeatedly associated with certain senses. Thus, the following images were born: the reality image, the witness image, the body extension images, the urgency images present in the documentary as ways of updating the Eisenstein conflict.;
Palavras-chave Videoativismo; Imagens de conflito; Junho de 2013; Montagem; Audiovisual; Video actvism; Imagens of conflict; June 2013; Editing; Audiovisual;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-08-10;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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