Abstract:
A pesquisa procura articular a estética dos jogos digitais, mais especificamente a sua dimensão audível, com a ambiência tecnocultural emergente que a molda. Desenvolvemos, aqui, que a tecnocultura produz ressonâncias, tendências virtuais que se distendem a múltiplas direções, mobilizando o modo como nos comunicamos a partir de uma memória de códigos sonoros e audiovisuais em cada estágio da técnica. Propomos mapear tais ressonâncias da tecnocultura contemporânea a partir dos rastros que ela deixa nas expressões sonoras dos jogos digitais. Ao longo da tese, construímos nosso olhar sobre a comunicação audiovisual a partir de uma articulação entre memória, tecnocultura e design, amparados ainda por uma série de estudos contemporâneos de mídia, de som, de software e de jogos. Empiricamente, o projeto realiza procedimentos de análise das sonoridades de quinze jogos de computador, de gêneros e formatos variados, lançados entre 2005 e 2017, selecionados a partir de pesquisas exploratórias pregressas. A metodologia do trabalho é mista, articulando três eixos: o método intuitivo, que orienta a construção do objeto de pesquisa e dos problemas de pesquisa em relação à fenomenologia de Henri Bergson; a produção contínua de cartografias, que compreende a produção de mapas conceituais e abertos do material de pesquisa, associada à montagem de constelações, pela reunião de afinidades entre os dados analisados; procedimentos técnicos experimentais de análise audiovisual e sonora, a saber, escuta acusmática, análise espectromorfológica e mascaramento audiovisual. Reconhecendo ressonâncias de determinadas tendências da tecnocultura contemporânea nas sonoridades dos jogos, o trabalho apresenta quatro constelações através das quais elas tornam-se audíveis: antropomorfoses, sincronizações retóricas, imersibilidades, ruínas maquínicas.