Autor |
Nunes, Gustavo Lompa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4100126297952031; |
Orientador |
Costa, Filipe Campelo Xavier da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A contribuição dos concerns no processo de metaprojetação; |
Resumo |
O desenvolvimento de projetos em design, mais especificamente em Retail Design, apresenta situações cada vez mais complexas com a inserção de tecnologias e aspectos tangíveis e intangíveis. Esta situação leva os designers a buscarem estratégias que permitam fortalecer seu processo de projeto no sentido de aumentar a possibilidade de assertividade, diminuir incertezas e evitar ou estimular experiências. A área do Design para Emoção explora possíveis contribuições e influências dos aspectos psicológicos do usuário em relação ao design. A teoria dos Appraisals ajuda a identificar e a compreender quais são as predisposições dos usuários, ao mesmo tempo que instrumentaliza sua aplicação. Por outro lado, a abordagem do Design Estratégico, mais especificamente o metaprojeto, promove a reflexão crítica sobre o tema de projeto, o que pode gerar novas soluções e até inovações. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do perfil de concerns no processo de metaprojeto para desenvolvimento de projetos para Retail Design e identificar suas contribuições. O contexto de estudo foram lojas de calçados. Para a realização desta pesquisa utilizou-se, primeiramente, um método qualitativo, com entrevistas em profundidade com usuários destes ambientes para identificar suas predisposições. Na sequência, foi elaborado um perfil de concerns com a avaliação de uma comissão de especialistas. Logo em seguida, foi efetuada uma etapa projetual com a organização de três workshops, nos quais o perfil de concerns foi disponibilizado, com atividades que estimulassem a metaprojetação para o desenvolvimento de conceitos de projeto para lojas de calçados. Os resultados sugerem que o perfil de concerns pode contribuir para estimular o metaprojeto, com a reflexão crítica na elaboração de estratégias, para confirmar ou excluir caminhos projetuais possíveis durante o processo criativo, para o aumento da possibilidade de assertividade e para estimular os designers a pensar diferentes aspectos do Retail Design. Estes achados têm implicações no contexto acadêmico-científico e no contexto prático do design.; |
Abstract |
The development of design projects, especially in Retail Design, brings out increasingly complex situations with the insertion of technologies and both tangible and intangible aspects. This situation leads designers to look for strategies to strengthen their design process in order to increase assertiveness, reduce uncertainties, and avoid or stimulate experiences. The Design for Emotion area explores contributions and influences of the user’s psychological aspects in relation to design. The Appraisals theory helps to identify and understand user’s predisposition, while instrumentalizing their application. On the other hand, the Strategic Design approach, specifically metaproject, promotes critical reflection on the project theme, which can generate new solutions and innovations. This this research aimed to evaluate the use of concerns profile in metaproject process for developing projects for Retail Design and to identify their contributions. Shoe stores were the study context. To conduct this research, a qualitative method was used: indepth interviews with users of these stores to identify their predispositions. Subsequently, a profile of concerns was elaborated with the evaluation of a committee of experts. Soon after, a design stage was carried out with the organization of three workshops, in which the profile of concerns was available, with activities stimulating metaprojection for the development of design concepts for shoe stores. The results suggest that the profile of concerns can contribute to stimulate metaproject, with critical reflection in strategizing, to confirm or exclude possible design paths during the creative process, to increase the possibility of assertiveness and to encourage designers to think different aspects of Retail Design. These findings have implications in the academic-scientific context and in the practical design context.; |
Palavras-chave |
Design; Metaprojeto; Teoria dos appraisals; Perfil de concerns; Retail Design; Metaproject; Appraisals theory; Concerns profile; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9309; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |