Abstract:
O desenvolvimento de projetos em design, mais especificamente em Retail Design, apresenta situações cada vez mais complexas com a inserção de tecnologias e aspectos tangíveis e intangíveis. Esta situação leva os designers a buscarem estratégias que permitam fortalecer seu processo de projeto no sentido de aumentar a possibilidade de assertividade, diminuir incertezas e evitar ou estimular experiências. A área do Design para Emoção explora possíveis contribuições e influências dos aspectos psicológicos do usuário em relação ao design. A teoria dos Appraisals ajuda a identificar e a compreender quais são as predisposições dos usuários, ao mesmo tempo que instrumentaliza sua aplicação. Por outro lado, a abordagem do Design Estratégico, mais especificamente o metaprojeto, promove a reflexão crítica sobre o tema de projeto, o que pode gerar novas soluções e até inovações. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do perfil de concerns no processo de metaprojeto para desenvolvimento de projetos para Retail Design e identificar suas contribuições. O contexto de estudo foram lojas de calçados. Para a realização desta pesquisa utilizou-se, primeiramente, um método qualitativo, com entrevistas em profundidade com usuários destes ambientes para identificar suas predisposições. Na sequência, foi elaborado um perfil de concerns com a avaliação de uma comissão de especialistas. Logo em seguida, foi efetuada uma etapa projetual com a organização de três workshops, nos quais o perfil de concerns foi disponibilizado, com atividades que estimulassem a metaprojetação para o desenvolvimento de conceitos de projeto para lojas de calçados. Os resultados sugerem que o perfil de concerns pode contribuir para estimular o metaprojeto, com a reflexão crítica na elaboração de estratégias, para confirmar ou excluir caminhos projetuais possíveis durante o processo criativo, para o aumento da possibilidade de assertividade e para estimular os designers a pensar diferentes aspectos do Retail Design. Estes achados têm implicações no contexto acadêmico-científico e no contexto prático do design.