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O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil

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Autor Corrêa, Vivian Stumpf Faria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5100186890846745;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Co-orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O paradoxo dos objetivos de curto e longo prazo: uma análise a partir das lideranças estratégicas em empresas varejistas no Brasil;
Resumo O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.;
Abstract This work was developed based on the vision of a complex world surrounded of constant changes, where countries, organizations and people have to deal with new realities and sustainability demands in a daily basis. The goal of this research was to analyze how the long-term and short-term paradox appears and influence the decision-making process of executives from Brazilian retail shops. To do so, it was conducted a bibliographical analysis on leadership, strategic paradoxes, organizational and leadership ambidexterity and decision-making. The research method used was the qualitative exploratory descriptive. Empirical data was collected from 12 semi-structured interviews with high end executives from retail companies in south and southeast of Brazil. As a result, it was identified three main categories: Aspects and specificities of organizations; Decision-making experiences; and Executives’ perceptions – long-term and short-term paradox. Within each category it was identified subcategories. Some of the a posteriori categories are Management differential aspects from professional executives and shareholders, Stakeholders, Long and short-term continuum and The role of communication on short and long-term paradox. This study is justified by the importance of companies generating sustainable growth, emphasizing the retail sector, because with their dimensions, they hold a significant impacto on the labor market, and consequently, on the economy.;
Palavras-chave Liderança; Paradoxos estratégicos; Ambidestria organizacional; Tomada de decisão; Leadership; Strategic paradoxes; Organizational ambidexterity; Decision-making;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9291;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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