Resumo:
O presente trabalho se desenvolveu sustentado na visão de um mundo complexo e permeado por mudanças constantes, onde os países, as organizações e os indivíduos têm, a cada dia, que desafiarem-se frente a novas realidades e exigências para sua sustentabilidade. Neste sentido o objetivo geral foi analisar como o paradoxo curto-longo prazo se manifesta e influencia o processo decisório de executivos do varejo brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Liderança e Paradoxos Estratégicos, Ambidestria Organizacional e Liderança Ambidestra, e Tomada de Decisão. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo exploratório descritivo. Foram coletados dados empíricos através de 12 entrevistas conduzidas com o auxílio de um roteiro semiestruturado, com executivos da alta gestão de empresas brasileiras de varejo de grande porte das regiões Sul e Sudeste do país. Como resultado, foram identificadas três categorias principais: Aspectos e especificidades da organização, Experiências de tomada de decisão, e Percepções dos executivos – Paradoxos de curto e longo prazo. Dentro de cada categoria, foram identificadas subcategorias. Dentre as subcategorias que emergiram a posteriori, estão Aspectos diferenciadores da gestão por executivos profissionais ou acionistas donos, Stakeholders, Continuum curto e longo prazo e O papel da comunicação no paradoxo curto e longo prazo. Este estudo se justifica pela importância de as empresas gerarem crescimento para seus negócios de forma sustentável, com ênfase no setor do varejo, que devido as suas dimensões, tem significativo impacto no mercado de trabalho e, consequentemente, na economia.