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Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil

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Autor Favieiro, Rodrigo Winkler;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9079364893288253;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil;
Resumo Essa dissertação é um trabalho de relação e verificação entre as teorias de internacionalização de franquias e ambiente institucional frente a um caso prático de internacionalização, implementado de forma bem sucedida, em solo brasileiro. O estudo foi conduzido através de um estudo de caso com pesquisa qualitativa de uma rede espanhola de chás a granel, a Tea Shop, que implementou a sua internacionalização no Brasil em 2013. Atualmente o país corresponde a 35% da rede em pontos de venda e 40% do faturamento da rede, sendo o maior caso de sucesso da empresa de internacionalização. O estudo de caso descreve o processo de internacionalização da empresa, através de quatro entrevistas semiestruturadas de profundidade com os parceiros da empresa e proprietários da subsidiária brasileira que conduziram a internacionalização no Brasil. Através dessas entrevistas foi possível identificar os principais pontos de conversão entre a estratégia de internacionalização dos executivos e os estudos prévios da teoria de maneira ampla. Através deste processo o estudo elaborou uma série de orientações para internacionalização de rede europeia de franquias no Brasil, fundamentada em evidências empíricas e teóricas, Os principais resultados dessa dissertação foram a construção do contexto do ambiente institucional de franquias em solo brasileiro, com potencial de tornar-se um estudo de caso para ensino de internacionalização de empresas, a seleção das principais teorias que os executivos aplicaram na prática e através da conjugação da teoria com a prática desses profissionais, construiu-se uma lista com as principais ações que resultaram no sucesso da rede. Dessa lista, foi gerado um quadro de orientações de ordem prática para empresas que estão buscando conhecimento de gestão internacional em uma economia emergente.;
Abstract This dissertation is a wok of correlation and verification between theories of internationalization of franchises and the institutional environment derived from a successful case of internationalization, implemented in Brazil. The study was conducted through a case study of a Spanish network of high-quality teas, Tea Shop, which implemented its internationalization in Brazil in 2013.Nowadays Brazil represents over 35% of Teashop outlets, with over 40% annual gross income coming from Brazil, being the firm´s greatest success of internationalization. The case study describes the internationalization process of Teashop, by a series of four interviews conducted with the firm’s local partners and executives that implemented the internationalization strategy in Brazil. Through these interviews, it was possible to identify the converging points between the internationalization´s strategy of Teashop and the previous studies of the internationalization theory. That way, it was possible to elaborate a list of guidelines for European franchise chains internationalizing to Brazil. The main results from this dissertation were the contextualization of the Brazilian franchising institutional environment and the selection of the most relevant international business theories that those executives applied toward the successful internationalization to Brazil, by which it was designed a guideline companies that are looking for empirical knowledge of international management in emergent economies.;
Palavras-chave Internacionalização de franquias; Internacionalização de empresas; Economias emergentes; Instituições; Ambiente institucional; Franchise internationalization; Firm´s Internationalization; Emergent economies; Institutions; Institutional environmen;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9288;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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