Resumo:
Essa dissertação é um trabalho de relação e verificação entre as teorias de internacionalização de franquias e ambiente institucional frente a um caso prático de internacionalização, implementado de forma bem sucedida, em solo brasileiro.
O estudo foi conduzido através de um estudo de caso com pesquisa qualitativa de uma rede espanhola de chás a granel, a Tea Shop, que implementou a sua internacionalização no Brasil em 2013. Atualmente o país corresponde a 35% da rede em pontos de venda e 40% do faturamento da rede, sendo o maior caso de sucesso da empresa de internacionalização. O estudo de caso descreve o processo de internacionalização da empresa, através de quatro entrevistas semiestruturadas de profundidade com os parceiros da empresa e proprietários da subsidiária brasileira que conduziram a internacionalização no Brasil. Através dessas entrevistas foi possível identificar os principais pontos de conversão entre a estratégia de internacionalização dos executivos e os estudos prévios da teoria de maneira ampla. Através deste processo o estudo elaborou uma série de orientações para internacionalização de rede europeia de franquias no Brasil, fundamentada em evidências empíricas e teóricas, Os principais resultados dessa dissertação foram a construção do contexto do ambiente institucional de franquias em solo brasileiro, com potencial de tornar-se um estudo de caso para ensino de internacionalização de empresas, a seleção das principais teorias que os executivos aplicaram na prática e através da conjugação da teoria com a prática desses profissionais, construiu-se uma lista com as principais ações que resultaram no sucesso da rede. Dessa lista, foi gerado um quadro de orientações de ordem prática para empresas que estão buscando conhecimento de gestão internacional em uma economia emergente.