Resumo:
A Indústria 4.0 vem sendo tratada no mundo há algum tempo, mas teve seus conceitos consolidados a partir da década de 2010. O conceito abordado neste trabalho baseou-se na abordagem da Alemanha, de 2012, onde se percebe a viabilidade de uma produção mais precisa, de menor custo e, até determinado ponto, personalizável, mas sempre prometendo a criação das fábricas inteligentes, conectadas aos sistemas de gestão da empresa, formando uma “unidade única”. No transcorrer da pesquisa, baseada pela metodologia da DSR, as empresas que foram estudas permitiram confirmar os inúmeros desafios, elencados no primeiro momento pela literatura, que existem para a implantação dos conceitos da Indústria 4.0 em uma organização. Estes desafios ultrapassam os aspectos de tecnologia e se ampliam para cultura organizacional, integração de conceitos de sistemas, ampliação de fornecedores para soluções, além de outros impactos organizacionais. As empresas pesquisadas possuem as características de estarem em processo de implantação da Indústria 4.0, mas em estágios distintos. Entretanto, todas são indústrias brasileiras de transformação, que possuem como ERP o sistema da empresa alemã SAP, a qual detém um conjunto de outras tecnologias para apoiar a implementação da Indústria 4.0. Sendo assim, diante dos desafios impostos por esta iniciativa de implementação da Indústria 4.0, com os estudos realizados na literatura, a pesquisas elaboradas nas organizações e nas soluções da empresa SAP, foi possível elaborar um framework (em sua primeira versão) que se propõe a ajudar na condução da implementação desta iniciativa, onde esse artefato contempla, ações a serem realizadas, tecnologias a serem envolvidas, resultados esperados em cada etapa e suas conexões com os próximos estágios, assim como o grau de evolução de alguns aspectos ambientais, tais como a maturidade organizacional. Com este artefato, os gestores passam a ter a visibilidade do que cada etapa do processo deve cumprir, bem como conseguem perceber a necessidade de quebra de certos conceitos culturais ou paradigmas existentes na organização, assim como permite que a equipe passe a ter informações sobre os diversos desempenhos da organização.