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Modelo de avaliação da segurança operacional de aeroportos

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Autor Sousa, Leandro Costa Pereira Crispim de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3108222446011453;
Orientador Rocha, Luiz Alberto Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2535324018884724;
Co-orientador Korzenowski, André Luis;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2812376898382124;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Modelo de avaliação da segurança operacional de aeroportos;
Resumo Para que o crescimento do setor aéreo seja sustentável, é necessário que a infraestrutura e gestão operacional dos aeroportos sejam capazes de absorver a demanda crescente por voos, sem que ocorra a degradação da segurança operacional. Embora a questão da segurança operacional na aviação civil atraia grande preocupação do público, notavelmente poucos estudos investigaram a eficiência da segurança operacional da aviação civil. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um modelo de avaliação da segurança operacional para os aeroportos brasileiros que permita identificar suas fragilidades e oportunidades de melhoria. Para atingir o objetivo proposto, foi adotado nesta pesquisa o Método de Modelagem em DEA (MMDEA). Num primeiro momento, identifica-se os principais critérios para avaliação da segurança operacional de aeroportos. Em seguida, é proposto um modelo DEA para a avaliação da eficiência da segurança operacional de aeroportos, no qual as variáveis foram obtidas a partir da revisão sistemática da literatura e validada por especialistas do processo. Para avaliação da eficiência, foi utilizado um modelo Retorno Variável de Escala (VRS) com orientação a output. Nesta pesquisa foram avaliados 125 aeroportos brasileiros, tendo como período de análise o ano de 2018. Os resultados da pesquisa mostram que é possível avaliar a eficiência da segurança operacional de aeroportos utilizando o método DEA, sendo identificados os aeroportos com os melhores e piores desempenhos em relação à segurança operacional, o que permite o ranqueamento dos entes. Por fim, é realizada uma análise comparativa entre a eficácia e a eficiência da segurança operacional dos aeroportos, com o objetivo de classificar os aeroportos em quatro grupos distintos, em função da eficácia e eficiência. Para cada grupo são propostas à ANAC diferentes ações de gestão e priorização da fiscalização dos aeroportos. Ao utilizar elementos objetivos para mensurar a eficiência da segurança operacional, a presente pesquisa contribui para estudos associados à análise da segurança operacional de aeroportos. Além disso, o modelo proposto nesta pesquisa permite auxiliar os gestores de aeroportos e a autoridade de aviação civil nos processos de tomada de decisão e na elaboração de ações para a melhoria da segurança operacional nos aeroportos.;
Abstract For the sustainable growth of the airline sector, it is necessary that the infrastructure and operational management of airports are able to absorb the growing demand for flights, without the degradation of safety. Although the issue of civil aviation safety has attracted great public concern, notably few studies have investigated the efficiency of civil aviation safety. In this sense, the present research aims to develop a safety performance evaluation model for Brazilian airports that identifies their weaknesses and opportunities for improvement. To achieve the proposed objective, the DEA Modeling Method (MMDEA) was adopted in this research. At first, the main criteria for assessing the safety performance of airports are identified. Then, a DEA model is proposed to evaluate the efficiency of airport safety, where the variables were obtained from a systematic literature review and validated by process experts. To evaluate efficiency, a Variable Returns to Scale (VRS) model with output orientation was used. In this research, 125 Brazilian airports were evaluated, using the year 2018 as the period of analysis. The results of the research show that it is possible to evaluate the efficiency of airport safety using the DEA method, where airports with the best and worst safety performances are identified, allowing to rank the entities. Finally, a comparative analysis is carried out between the effectiveness and efficiency of airport safety, allowing the classification of airports into four distinct groups, according to their effectiveness and efficiency. For each group, different management actions and prioritization of airport inspection are proposed to ANAC. By using objective elements to measure the efficiency of safety, this research contributes to studies associated with the analysis of safety performance at airports. Also, the model proposed in this research can assist airport managers and the civil aviation authority managers at decision-making processes and at the development of actions to improve airports safety performance.;
Palavras-chave Análise envoltória de dados; Aeroporto; Segurança operacional; Data envelopment analysis; Airport; Safety;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9266;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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