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Does the theory of constraints in supply chain management really matter? An assessment of the impacts of the TOC in the redesign of a supply chain

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Autor Stefano, Gustavo da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2570729558734431;
Orientador Lacerda, Daniel Pacheco;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6330279254229431;
Co-orientador Morandi, Maria Isabel Wolf Motta;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4506541364434201;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma en;
Título Does the theory of constraints in supply chain management really matter? An assessment of the impacts of the TOC in the redesign of a supply chain;
Resumo Em um mundo com uma complexidade crescente, um cenário desafiador e o aumento da competitividade, muitas empresas sentem que suas cadeias de suprimentos não possuem as competências necessárias para prosperar em tal ambiente. Antigos problemas das cadeias de suprimentos, ainda, são desafios atuais para em diversas organizações. Assim, a gestão da cadeia de suprimentos e o redesenho dessas cadeias possuem um papel estratégico, demonstrando distintos objetivos e resultados, tais como a redução de custos, menores níveis de inventário e a redução do efeito chicote. As propostas de redesenho das cadeias se baseiam em diversas metodologias, como o Just-In-Time, a produção enxuta e a Teoria das Restrições (TOC). Dentre tais metodologias, a TOC propõe uma solução para a cadeia que visa o aumento do ganho ao mesmo tempo que os estoques são reduzidos. Dentro do contexto das cadeias de suprimentos, entretanto, as pesquisas de TOC apresentam lacunas tais como: a falta de um modelo conceitual ou método para aplicação de suas práticas; a falta de estudos que avaliem a implementação das suas métricas de performance; e a deficiência de evidência empírica para suportar seus benefícios. Assim, essa pesquisa objetiva sanar tais lacunas utilizando-se de uma modelo de simulação baseado em um caso empírico real para aplicar a solução de reabastecimento da cadeia de suprimentos da TOC. A modelagem de dinâmica de sistemas é utilizada para a criação do modelo base e os outros cenários que simulam a aplicação gradual de cada um dos passos da teoria. São mensurados os níveis de inventário, o ganho, o inventário-dólar-dia (IDD) e a frequência de reabastecimento são mensurados para cada cenário e comparados para melhor compreensão os benefícios, assim como suas respectivas significâncias. A análise do impacto causal é usada para comparar esses diferentes cenários com o modelo base, assim como comparar os cenários entre si. Os resultados e as descobertas são apresentados e discutidas, e as contribuições são detalhadas empiricamente e academicamente. A conclusão resume a pesquisa e apresenta possíveis pesquisas futuras que podem derivar do presente estudo.;
Abstract In a world with increasing complexity, a challenging scenario and greater competition many companies still feel that their supply chains do not have the competencies required to prosper within such environment. In fact, old supply chain problems are still current challenges for many organizations. Therefore, supply chain management (SCM) and supply chain redesign plays a strategic role for this context, demonstrating distinctive goals and results such as cost reduction, lower inventory levels and bullwhip effect minimization. The supply chain redesign proposals are based on diverse methodologies, such as Just-In-Time, lean manufacturing practices and the Theory of Constraints. Among those methodologies, the Theory of Constraints (TOC) proposes a solution for the supply chain that aims to increase the throughput of sales, while reducing inventories at the same time. Within the SC context, however, TOC research lacks a conceptual model or method for application of its practices, have an absence of studies that evaluate consistently the implementation of its performance measures, and have a deficiency of empirical evidence to support its improvements. Thus, this research aims to fulfill those gaps by utilizing a simulation model of a real empirical case to apply the TOC supply chain replenishment system (TOC SCRS) steps. Using system dynamics to create the base model, other scenarios are created replicating the gradually implementation of the TOC in the system. Inventory levels, throughput and the IDD are measured for each scenario and compared to understand the benefits and their respective significance. Thus, the causal impact analysis is utilized in order to compare the different scenarios with the base model, as well as to compare the scenarios among themselves. The results and the findings are presented and discussed, and the contributions are detailed in both empirical and academic contexts. The conclusion sums up the research and present future venues of studies that can derive from this research.;
Palavras-chave Theory of constraints; Supply chain management; System dynamics modeling; Causal impact; Supply chain replenishment system; Teoria das restrições; Gestão da cadeia de suprimentos; Modelagem de dinâmica de sistemas; Impacto causal; Sistema de reabastecimento da cadeia de suprimentos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9265;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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