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Complexidade na escolha do curso de graduação e o uso de heurísticas e vieses como mecanismos de decisão

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Autor Feld, Mateus;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7326240534352815;
Orientador Alves, Tiago Wickstrom;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Complexidade na escolha do curso de graduação e o uso de heurísticas e vieses como mecanismos de decisão;
Resumo A escolha do curso superior é uma das mais importantes realizadas pelos indivíduos em suas vidas, dado que normalmente está relacionada também à escolha da profissão e da carreira. Essa decisão, portanto, tem o potencial de impactar em diversos fatores no futuro dos indivíduos, como sua renda, empregabilidade e felicidade. Assim, é uma escolha complexa, e por isso é possível que os indivíduos se apoiem em atalhos mentais que facilitem a tomada de decisão. Esses atalhos mentais, também chamados de heurísticas, são utilizadas pelas pessoas para simplificar e tornar mais intuitivo seus processos decisórios, porém, com o potencial de resultar em vieses e em escolhas não ótimas. Sendo assim, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar se ocorreram heurísticas e vieses no processo de escolha de curso de estudantes do ensino superior. Com base na literatura existente, os efeitos investigados foram o viés de custos irrecuperáveis, o viés do presente, o efeito framing, a heurística de ancoragem e a heurística da representatividade. Para identificar se esses efeitos fizeram parte do processo de escolha do curso, foi desenvolvido um questionário. A aplicação do instrumento resultou em uma amostra de 470 estudantes da região metropolitana de Porto Alegre, distribuídos em seis cursos diferentes. A análise dos resultados se deu através de uma análise de componentes principais (ACP), em conjunto com demais métodos estatísticos que possibilitaram responder aos objetivos da pesquisa. Os componentes principais extraídos pela ACP foram interpretados e relacionados com cada um dos efeitos selecionados. Os resultados sugerem que: a) o viés de custos irrecuperáveis impactou no processo decisório dos estudantes pela permanência em seu curso ao longo da graduação; b) no processo de escolha do curso, os estudantes se ancoraram em influências sociais e no salário o qual imaginam que conhecidos formados no mesmo curso recebam; c) os estudantes utilizaram a heurística da representatividade, ao se apoiar em estereótipos para realizar seus julgamentos. Enquanto isso, não foi possível identificar evidências que suportem a ocorrência do viés do presente e do efeito framing no processo analítico dos estudantes, o qual, no tocante a esses aspectos, mostrou-se consistente com procedimentos mais racionais de tomada de decisão. Ao fim da pesquisa, conclui-se que heurísticas e vieses foram elementos presentes e relevantes no processo de escolha do curso superior – mas que não o dominaram, operando, ao invés disso, em conjunto com aspectos mais normativos de análise e escolha. Por fim, sugestões de pesquisas futuras – as quais podem ajudar a expandir essas descobertas –, são levantadas.;
Abstract The choice of a college major is one of the most important decisions made by individuals in their lives, given that it is usually related to their career or occupational choice as well. Therefore, this decision has potential impacts on many aspects of one’s future life, such as income, employability and happiness. It is, then, a complex choice, and so it is possible that individuals rely on mental shortcuts, or rules of thumb, that facilitate it. These rules of thumb, also called heuristics, are used by people to simplify and make their decision processes more intuitive, although with the potential consequences of resulting in biased or suboptimal choices. Considering this, the present research aimed to analyze whether heuristics and biases occurred during the decision-making process of higher education students for their college majors. Based on the existing literature, the effects here investigated were the sunk cost bias, present bias, framing effect, and the anchoring and representativeness heuristics. To identify whether these effects were a part of the students’ choice process, a survey instrument was designed. The application of the survey resulted in a sample of 470 students from the metropolitan region of Porto Alegre, distributed in six different majors. A Principal Components Analysis (PCA), in conjunction with additional statistical methods, was used to analyze the collected data, making it possible to reach the research goals. The principal components extracted by the PCA were interpreted and analyzed in relation to each one of the selected effects. The results of the research suggest that: a) the sunk cost bias affected students’ decision of remaining (i.e., not dropping out) of their majors throughout college; b) the students’ choices were anchored on social influences and on the salary they imagined that acquaintances, who graduated on the same major as theirs, receive monthly; c) the students used the representativeness heuristic, when relying on stereotypes, to assess their judgements. Meanwhile, evidence to support the occurrence of the present bias and the framing effect were not found in the students’ analytical process, which, in relation to these aspects, was consistent with more rational decision-making procedures. The research conclusions are that heuristics and biases were relevant elements which were present on the college major choice process – but they did not dominate it, operating, instead, in conjunction with more normative aspects of analysis and choice. Finally, suggestions of future research, which could help to expand these discoveries, are presented.;
Palavras-chave Ensino superior; Tomada de decisão; Heurísticas; Vieses; Economia comportamental; Higher education; Decision-making; Heuristics; Biases; Behavioral economics;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-02-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9241;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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