Abstract:
A escolha do curso superior é uma das mais importantes realizadas pelos indivíduos em suas vidas, dado que normalmente está relacionada também à escolha da profissão e da carreira. Essa decisão, portanto, tem o potencial de impactar em diversos fatores no futuro dos indivíduos, como sua renda, empregabilidade e felicidade. Assim, é uma escolha complexa, e por isso é possível que os indivíduos se apoiem em atalhos mentais que facilitem a tomada de decisão. Esses atalhos mentais, também chamados de heurísticas, são utilizadas pelas pessoas para simplificar e tornar mais intuitivo seus processos decisórios, porém, com o potencial de resultar em vieses e em escolhas não ótimas. Sendo assim, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar se ocorreram heurísticas e vieses no processo de escolha de curso de estudantes do ensino superior. Com base na literatura existente, os efeitos investigados foram o viés de custos irrecuperáveis, o viés do presente, o efeito framing, a heurística de ancoragem e a heurística da representatividade. Para identificar se esses efeitos fizeram parte do processo de escolha do curso, foi desenvolvido um questionário. A aplicação do instrumento resultou em uma amostra de 470 estudantes da região metropolitana de Porto Alegre, distribuídos em seis cursos diferentes. A análise dos resultados se deu através de uma análise de componentes principais (ACP), em conjunto com demais métodos estatísticos que possibilitaram responder aos objetivos da pesquisa. Os componentes principais extraídos pela ACP foram interpretados e relacionados com cada um dos efeitos selecionados. Os resultados sugerem que: a) o viés de custos irrecuperáveis impactou no processo decisório dos estudantes pela permanência em seu curso ao longo da graduação; b) no processo de escolha do curso, os estudantes se ancoraram em influências sociais e no salário o qual imaginam que conhecidos formados no mesmo curso recebam; c) os estudantes utilizaram a heurística da representatividade, ao se apoiar em estereótipos para realizar seus julgamentos. Enquanto isso, não foi possível identificar evidências que suportem a ocorrência do viés do presente e do efeito framing no processo analítico dos estudantes, o qual, no tocante a esses aspectos, mostrou-se consistente com procedimentos mais racionais de tomada de decisão. Ao fim da pesquisa, conclui-se que heurísticas e vieses foram elementos presentes e relevantes no processo de escolha do curso superior – mas que não o dominaram, operando, ao invés disso, em conjunto com aspectos mais normativos de análise e escolha. Por fim, sugestões de pesquisas futuras – as quais podem ajudar a expandir essas descobertas –, são levantadas.