Autor |
Fontoura, Raissa Schmitt; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2636856318043030; |
Orientador |
Tonetto, Leandro Miletto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6936566634445566; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Relações interdisciplinares no Design Estratégico: o bem-estar do usuário do serviço de saúde; |
Resumo |
A expansão do design em direção à perspectiva estratégica do pensamento projetual, com atuação em organizações, instituições e comunidades de interesses públicos e privados, estimulou o envolvimento de pessoas direta ou indiretamente ligadas a projetos através do movimento de cocriação. O viés da colaboração e visões coletivas nos momentos de ideação e desenvolvimento de ideias enfatizou o aspecto interdisciplinar do design, o qual caracteriza trocas entre os conhecimentos de diferentes disciplinas, para que esses pontos de vista possam se complementar e integrar formas de pensar e agir nas práticas projetuais. Neste estudo, parte-se do contexto de um projeto de design que visa potencializar o bem-estar de crianças em tratamento do câncer. Para isso, sob a ótica do bem-estar subjetivo trabalhada na pesquisa, buscou-se obter percepções de variados ângulos do serviço, entre eles a interação dos designers e profissionais da Unidade de Oncopediatria da instituição na qual o mesmo foi realizado. Nessas interações, foram observadas relações interdisciplinares oriundas do contato entre os designers especialistas, representados pela equipe do projeto, e designers não especialistas, aqui entendidos como os participantes de disciplinas que não o design. O objetivo do estudo, portanto, foi pautado em como facilitar tais interações interdisciplinares em projetos de design para o bem-estar. Por meio de um método exploratório, dividiu-se a pesquisa em: Movimento 1 - destinado à imersão no contexto para a compreensão e análise preliminar das interações interdisciplinares - e Movimento 2, referente à exploração, por meio de uma prática experimental, de como facilitar o processo de troca entre disciplinas no contexto em questão. A partir de uma Análise Temática das observações e protótipos desenvolvidos, discutiu-se os principais pontos da relação entre os designers especialistas do projeto e os designers não-especialistas. Tais temas foram sintetizados em lições aprendidas que se propõe a refletir sobre o conhecimento adquirido e elencar oportunidades de design para a facilitação das trocas interdisciplinares em projetos voltados para o bem-estar.; |
Abstract |
The expansion of design towards the strategic perspective of project thinking, with activities in organizations, communities and institutions of public and private interests, stimulated the involvement of people directly or indirectly linked to projects through a movement of cocreation. The bias of collaboration and collective views in moments of ideation and development of ideas emphasized the interdisciplinary aspect of design, which characterizes exchanges between the knowledge of different disciplines so that these points of view can complement each other and integrate ways of thinking and acting in design practices. In this study, it starts from the context of a design project that aims to enhance the wellbeing of children undergoing cancer treatment. From the perspective of subjective wellbeing worked on in the research, we sought to obtain perceptions from various angles of the service, including the interaction of designers and professionals from the Oncopediatrics unit of the institution where it was performed. In these interactions, interdisciplinary relationships arising from contact between specialist designers, represented by the project team, and non-specialist designers, here understood as participants in disciplines other than design, were observed. The objective of the study, therefore, was guided on how to facilitate such interdisciplinary interactions in design projects for wellbeing. Through an exploratory method, the research was divided into: Movement 1 - intended for immersion in the context for the understanding and preliminary analysis of interdisciplinary interactions - and Movement 2, referring to the exploration, through an experimental practice, of how to facilitate the exchange process between disciplines in the given context. Based on a thematic analysis of the observations and prototypes developed, the main points of the relationship between the specialist designers of the project and the non-specialist designers were discussed. Such themes were synthesized in learned lessons that aim to reflect about the knowledge acquired and list design opportunities to facilitate interdisciplinary exchanges in projects focused on wellbeing.; |
Palavras-chave |
Interação interdisciplinar; Design para o bem-estar; Cocriação; Interdisciplinary interaction; Design for well-being; Cocreation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-30; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9230; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |