Abstract:
A expansão do design em direção à perspectiva estratégica do pensamento projetual, com atuação em organizações, instituições e comunidades de interesses públicos e privados, estimulou o envolvimento de pessoas direta ou indiretamente ligadas a projetos através do movimento de cocriação. O viés da colaboração e visões coletivas nos momentos de ideação e desenvolvimento de ideias enfatizou o aspecto interdisciplinar do design, o qual caracteriza trocas entre os conhecimentos de diferentes disciplinas, para que esses pontos de vista possam se complementar e integrar formas de pensar e agir nas práticas projetuais. Neste estudo, parte-se do contexto de um projeto de design que visa potencializar o bem-estar de crianças em tratamento do câncer. Para isso, sob a ótica do bem-estar subjetivo trabalhada na pesquisa, buscou-se obter percepções de variados ângulos do serviço, entre eles a interação dos designers e profissionais da Unidade de Oncopediatria da instituição na qual o mesmo foi realizado. Nessas interações, foram observadas relações interdisciplinares oriundas do contato entre os designers especialistas, representados pela equipe do projeto, e designers não especialistas, aqui entendidos como os participantes de disciplinas que não o design. O objetivo do estudo, portanto, foi pautado em como facilitar tais interações interdisciplinares em projetos de design para o bem-estar. Por meio de um método exploratório, dividiu-se a pesquisa em: Movimento 1 - destinado à imersão no contexto para a compreensão e análise preliminar das interações interdisciplinares - e Movimento 2, referente à exploração, por meio de uma prática experimental, de como facilitar o processo de troca entre disciplinas no contexto em questão. A partir de uma Análise Temática das observações e protótipos desenvolvidos, discutiu-se os principais pontos da relação entre os designers especialistas do projeto e os designers não-especialistas. Tais temas foram sintetizados em lições aprendidas que se propõe a refletir sobre o conhecimento adquirido e elencar oportunidades de design para a facilitação das trocas interdisciplinares em projetos voltados para o bem-estar.