RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico para processos empreendedores femininos no contexto da moda sustentável

Mostrar registro simples

Autor Terra, Juliana Silla;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8554311661946494;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico para processos empreendedores femininos no contexto da moda sustentável;
Resumo A partir da identificação de um outro modo de empreender praticado por mulheres com características que não condizem com o empreendedorismo tradicional, o presente estudo buscou explorar a temática do empreendedorismo feminino no âmbito da moda sustentável local, alicerçada em uma visão de design estratégico com uma abordagem de inovação social e cultural. Dessa forma, objetivou-se propor processos projetuais estratégicos para potencializar o empreendedorismo feminino no contexto da moda sustentável local. Assim o percurso da pesquisa perpassou uma análise e discussão acerca do design estratégico, do empreendedorismo e do processo empreendedor, indo, posteriormente, a campo para explorar a relação destes temas mediante a análise bibliográfica a respeito da trajetória das empreendedoras Coco Chanel e Stella McCartney e do contato com empreendedoras da moda sustentável de Porto Alegre, estas parte do Ecossistema da Moda Sustentável de Porto Alegre. O objeto de análise deste trabalho se resume às empreendedoras femininas. Ao averiguar os dados coletados a partir de análises semióticas, os principais resultados encontrados foram que as empreendedoras colocam no seu negócio a mudança que querem ver no mundo e conduzem este conforme seus valores pessoais. Em adição, com base nesse resultado, a presente pesquisa propõe que o processo empreendedor deste empreendedorismo feminino do contexto da sustentabilidade aqui estudado seja cíclico, composto por seis fases. Por consequência, este estudo apresenta uma proposta de projeto, desenvolvida a partir do design estratégico com uma abordagem de inovação social e cultural, de um conjunto de ferramentas que auxiliam as empreendedoras femininas no seu processo empreendedor com intuito de empoderá-las, incentivando-as a assumirem o papel de potenciais agentes de mudança nos sistemas sociais, econômicos e culturais por meio de seus valores pessoais e seus negócios.;
Abstract Based on the identification of another way of entrepreneurship with different characteristics from the traditional entrepreneurship and made by women, this research explores the topic female entrepreneurship in a sustainable local context. The research departs from a strategic design point of view with a cultural social innovation approach. In this way, the goal of this research was propose strategic process projects in order to enhance the female entrepreneurship in a sustainable local context. The study started with a theoretical discussion about strategic design, entrepreneurship and entrepreneur processes. Then the relation between those themes was explored in two ways: in a bibliographic research regarding the entrepreneur process of Coco Chanel and Stella McCartney and in interviews with female entrepreneurs. This female entrepreneurs were the subject of this study. They were from the Porto Alegre sustainable fashion context and part of the Ecossistema da Moda Sustentável de Porto Alegre. After the semiotic analysis of the data, the main results found were that the female entrepreneurs put their in their business the change they want to see in the world and conduct it based on their personal values. In addition, from this result this study propose that in a sustainability context the female entrepreneur process is cyclical and composed by six stages. As a result, this study deliver a project proposal. This consists in a toolkit who helps female entrepreneurs on their entrepreneur processes. The main goal of the toolkit is empower this woman and encourage them to assume the role of potential agents of change in social, economic and cultural systems through their personal values and business.;
Palavras-chave Empreendedorismo feminino; Design estratégico; Empoderamento; Empreendedorismo; Female entrepreneurship; Strategic design; Empowerment; Entrepreneurship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-17;
Agência de fomento Instituto Lojas Renner;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9228;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística