Resumo:
A partir da identificação de um outro modo de empreender praticado por mulheres com características que não condizem com o empreendedorismo tradicional, o presente estudo buscou explorar a temática do empreendedorismo feminino no âmbito da moda sustentável local, alicerçada em uma visão de design estratégico com uma abordagem de inovação social e cultural. Dessa forma, objetivou-se propor processos projetuais estratégicos para potencializar o empreendedorismo feminino no contexto da moda sustentável local. Assim o percurso da pesquisa perpassou uma análise e discussão acerca do design estratégico, do empreendedorismo e do processo empreendedor, indo, posteriormente, a campo para explorar a relação destes temas mediante a análise bibliográfica a respeito da trajetória das empreendedoras Coco Chanel e Stella McCartney e do contato com empreendedoras da moda sustentável de Porto Alegre, estas parte do Ecossistema da Moda Sustentável de Porto Alegre. O objeto de análise deste trabalho se resume às empreendedoras femininas. Ao averiguar os dados coletados a partir de análises semióticas, os principais resultados encontrados foram que as empreendedoras colocam no seu negócio a mudança que querem ver no mundo e conduzem este conforme seus valores pessoais. Em adição, com base nesse resultado, a presente pesquisa propõe que o processo empreendedor deste empreendedorismo feminino do contexto da sustentabilidade aqui estudado seja cíclico, composto por seis fases. Por consequência, este estudo apresenta uma proposta de projeto, desenvolvida a partir do design estratégico com uma abordagem de inovação social e cultural, de um conjunto de ferramentas que auxiliam as empreendedoras femininas no seu processo empreendedor com intuito de empoderá-las, incentivando-as a assumirem o papel de potenciais agentes de mudança nos sistemas sociais, econômicos e culturais por meio de seus valores pessoais e seus negócios.