RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design Estratégico e indústria 4.0: um estudo exploratório sobre o papel do Design Estratégico na Quarta Revolução Industrial

Mostrar registro simples

Autor Padilha, Jeferson Rech;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1482420331419352;
Orientador Borba, Gustavo Severo de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design Estratégico e indústria 4.0: um estudo exploratório sobre o papel do Design Estratégico na Quarta Revolução Industrial;
Resumo Esta pesquisa investigou as relações entre o Design Estratégico e a inovação com tecnologias emergentes em organizações brasileiras, no âmbito da Indústria 4.0. Para tanto, buscou-se primeiramente compreender os conceitos relacionados ao atual paradigma tecnológico e sua possível relação com o Design Estratégico, com o intuito de identificar possibilidades de atuação do design como habilitador nos processos de inovação com tecnologias emergentes. Os conhecimentos gerados a partir da revisão da literatura e de uma análise sistemática serviram como base para o planejamento e execução de uma pesquisa exploratória dividida em três momentos. Inicialmente foi realizada uma nova análise sistemática, explorando um número maior de bases de dados, para identificar a situação atual da pesquisa científica acerca do design no contexto da Quarta Revolução Industrial. Após, foram realizadas 10 entrevistas em profundidade com quatro grupos de informantes: gestores de organizações públicas e privadas, especialistas acadêmicos em Indústria 4.0, consultores de Design Estratégico e especialistas acadêmicos em Design Estratégico. As entrevistas permitiram identificar como as organizações estão inovando com tecnologia e que relações estas práticas possuem com o Design Estratégico. Por fim, um workshop de cenários para o Design Estratégico foi organizado para ampliar o campo de discussão do tema e explorar possibilidades de atuação da disciplina. Os resultados apontam que os obstáculos enfrentados nas organizações brasileiras para inovar com tecnologias emergentes podem ser superados por processos de Design Estratégico, na medida em que estes suportam a formação da visão estratégica e a mudança cultural. Adicionalmente, foram propostas diretrizes para a elaboração futura de processos projetuais orientados pelo Design Estratégico que possam suportar estratégias e iniciativas de inovação tecnológica alinhadas ao novo paradigma da Indústria 4.0.;
Abstract This research investigated the relationship between Strategic Design and innovation with emerging technologies in Brazilian organizations, within the context of Industry 4.0. To do so, we first understood the concepts related to the current technological paradigm and its possible relationship with Strategic Design, in order to identify hypotheses of design agency as an enabler in innovation processes with emerging technologies. The knowledge generated from the literature review and a systematic analysis served as a basis for planning and executing an exploratory research divided into three moments. Initially, a new systematic analysis was carried out, exploring a larger number of databases, to identify the current situation of scientific research on design in the context of the Fourth Industrial Revolution. Afterwards, 10 in-depth interviews were conducted with four groups of informants: managers from public and private organizations, academic experts in Industry 4.0, Strategic Design consultants and academic experts in Strategic Design. The interviews made it possible to identify how organizations are innovating with technology and what relationships these practices have with Strategic Design. Finally, a scenario workshop for Strategic Design was organized to broaden the field of discussion of the theme and explore possibilities for the discipline. The results show that the obstacles faced by Brazilian organizations to innovate with emerging technologies can be overcome by Strategic Design processes, as they support the formation of the strategic vision and cultural change. In addition, guidelines were proposed for the future development of project processes guided by Strategic Design that can support strategies and technological innovation initiatives aligned with the new paradigm of Industry 4.0.;
Palavras-chave Design estratégico; Indústria 4.0; Quarta revolução industrial; Strategic design; Industry 4.0; Fourth industrial revolution;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9227;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística