Resumo:
Esta pesquisa investigou as relações entre o Design Estratégico e a inovação com tecnologias emergentes em organizações brasileiras, no âmbito da Indústria 4.0. Para tanto, buscou-se primeiramente compreender os conceitos relacionados ao atual paradigma tecnológico e sua possível relação com o Design Estratégico, com o intuito de identificar possibilidades de atuação do design como habilitador nos processos de inovação com tecnologias emergentes. Os conhecimentos gerados a partir da revisão da literatura e de uma análise sistemática serviram como base para o planejamento e execução de uma pesquisa exploratória dividida em três momentos. Inicialmente foi realizada uma nova análise sistemática, explorando um número maior de bases de dados, para identificar a situação atual da pesquisa científica acerca do design no contexto da Quarta Revolução Industrial. Após, foram realizadas 10 entrevistas em profundidade com quatro grupos de informantes: gestores de organizações públicas e privadas, especialistas acadêmicos em Indústria 4.0, consultores de Design Estratégico e especialistas acadêmicos em Design Estratégico. As entrevistas permitiram identificar como as organizações estão inovando com tecnologia e que relações estas práticas possuem com o Design Estratégico. Por fim, um workshop de cenários para o Design Estratégico foi organizado para ampliar o campo de discussão do tema e explorar possibilidades de atuação da disciplina. Os resultados apontam que os obstáculos enfrentados nas organizações brasileiras para inovar com tecnologias emergentes podem ser superados por processos de Design Estratégico, na medida em que estes suportam a formação da visão estratégica e a mudança cultural. Adicionalmente, foram propostas diretrizes para a elaboração futura de processos projetuais orientados pelo Design Estratégico que possam suportar estratégias e iniciativas de inovação tecnológica alinhadas ao novo paradigma da Indústria 4.0.