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A prototipagem no viés do STS: experimentação no contexto educacional

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metadataTrad.dc.contributor.author Rache, Cesar Augusto Navarro;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2828668402895253;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Meyer, Guilherme Englert Corrêa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0452457026604900;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A prototipagem no viés do STS: experimentação no contexto educacional;
metadataTrad.dc.description.resumo O mundo de hoje é mutável, gerando mudanças em todos os campos. Porém, a educação encontra dificuldades, especificamente na escola, utilizando recorrentemente o modelo de ensino tradicional criado na Revolução Industrial. Apesar dos notáveis esforços na educação, como a metodologia ativa, ainda há uma incerteza em como transformar essa situação. Uma área que pode contribuir para atuar na complexidade disso é o design, devido a sua capacidade inventiva e estratégica que, desde uma perspectiva ontológica, preocupa-se com as relações entre os seres humanos e o mundo. Em seus processos inventivos encontra-se a prototipagem, uma atividade projetual que permite a geração de conhecimentos. Propõe-se repensar a compreensão da prototipagem a partir dos Estudos de ciência, tecnologia e sociedade (STS). No viés do STS, o protótipo é uma tecnologia exploratória recursiva, um lugar de encontro entre o imaterial e o material, onde as pessoas criam-se a si mesmas, produzindo seus próprios conhecimentos. Nesse entendimento, parece possível vinculá-la à educação. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar o potencial da prototipagem no viés do STS na aprendizagem das crianças. Para abordá-lo, foi proposto projetar uma prática de prototipagem no viés do STS; focada para ser experimentada por 8 crianças, entre 5 e 9 anos. A estratégia metodológica foi através da pesquisa-ação dividida em 3 ciclos, com colaboração permanente de especialistas para apoiar a projetação e monitoramento das dinâmicas. As crianças experimentaram a prática e, baseando-se em suas experiências, buscou-se modificar e aprimorar a dinâmica. Os resultados levados a um nível de abstração são interpretados e discutidos. Dessa maneira, defende-se que: (i) foram evidenciados na dinâmica 7 conceitos no viés do STS sobre prototipagem; (ii) a brincadeira é uma atividade inerente à prototipagem proposta; (iii) deve-se realizar adaptações técnicas para que a prática seja incluída na escola; (iv) foram desenvolvidas 11 habilidades peculiares; (v) apesar da aparente semelhança, a metodologia ativa e a prática proposta são diferentes; (vi) o design estratégico foi orientador da projetação da prática; e, (vii) existiu um ambiente especulativo para a criação de cenários e protótipos.;
metadataTrad.dc.description.abstract Today's world is mutable, generating changes in all fields. However, education encounters difficulties, specifically at school, recurrently using the traditional teaching model created in the Industrial Revolution. Despite notable efforts in education, as the active methodology, there is still uncertainty about how to transform this situation. One area that can contribute to the complexity of this is design due to its inventive and strategic capacity, which from an ontological perspective, is concerned with the relationship between human beings and the world. In its inventive processes is prototyping, a design activity that allows the generation of knowledge. It is proposed to rethink the understanding of prototyping from the Science and Technology Studies (STS). In the view of STS, the prototype is a recursive exploratory technology, a meeting place between the immaterial and the material, where people create themselves, producing their own knowledge. In this understanding, it seems possible to link it to education. Thus, the objective of this research is to identify the potential of prototyping in the perspective of STS in children's learning. To address it, it was proposed to design a prototyping practice in the perspective of the STS; focused to be experienced by 8 children, between 5 and 9 years old. The methodological strategy was through action-research divided into 3 cycles, with permanent collaboration of specialists to support the design and monitoring of dynamics. The children experienced the practice, and based on their experiences, we sought to modify and improve the dynamics. The results taken to a level of abstraction are interpreted and discussed. Thus, it is argued that: (i) 7 concepts were evidenced in the dynamics of the STS perspective on prototyping, (ii) play is an activity inherent to the proposed prototyping, (iii) technical adaptations must be made so that the practice be included in the school, (iv) 11 peculiar skills have been developed, (v) despite the apparent similarity, the active methodology and the proposed practice are different, (vi) strategic design has guided the design of the practice, and (vii) there has been a speculative environment for creating scenarios and prototypes.;
metadataTrad.dc.subject Prototipagem; Educação; Estudos de ciência, tecnologia e sociedade; Design; Protótipo; Prototyping; Education; Science and technology studies; Design; Prototype;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-03-31;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9225;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


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