RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Acurácia nas previsões dos analistas: um estudo sobre os fatores influenciadores

Mostrar registro simples

Autor Souza, Taciana Rodrigues de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0980031757432001;
Orientador Decourt, Roberto Frota;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Co-orientador Armada, Manuel José da Rocha;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/1356910417538962;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Acurácia nas previsões dos analistas: um estudo sobre os fatores influenciadores;
Resumo As previsões dos analistas são consideradas as principais fontes das informações disponíveis para diversos investidores, clientes e outros participantes do mercado financeiro. Sendo assim, é desejável que as previsões sejam consistentes, confiáveis e imparciais. No entanto, é intrigante que os analistas podem estar sujeitos a características comportamentais de ilusão de controle, viés de confirmação e excesso de confiança, que podem influenciar na emissão de suas previsões e fazer com que existam erros, que podem gerar perdas para indivíduos e para as organizações. Além disso, podem existir características demográficas como gênero, grau de escolaridade, área de formação, tempo de trabalho como analista, principal setor de atuação, cobertura e país que podem ser fatores influenciadores da acurácia nas previsões. Sendo assim, é interessante verificar a medida de acurácia, pois esta indica o quão próximo as previsões dos analistas estão com relação ao resultado real da empresa. Quanto mais acuradas, menores são as chances de serem tendenciosas. Desta forma, a tese tem como objetivo identificar os fatores que podem influenciar na estimativa de acurácia das previsões financeiras dos analistas. Para tanto, a amostra inicial consiste em 6.387 analistas que enviaram as informações das suas previsões para a base de dados Thompson Reuters® e foi aplicado um questionário estruturado a fim de identificar as características comportamentais e demográficas dos respondentes para verificar os possíveis fatores influenciadores. As variáveis de estimativa de acurácia e o número de empresas que o analista realiza a cobertura foram coletadas na base de dados. Ressalta-se que participaram 434 analistas. No entanto, excluiu-se 35 por serem anônimos, 58 por não ter as informações completas de estimativa de acurácia no sistema e 73 devido a incoerência no preenchimento do questionário. A amostra final foi composta por 268 analistas. Com relação a metodologia, este estudo tem como característica ser uma survey, com análise qualitativa e quantitativa, e como método foi utilizado a análise fatorial, regressão linear múltipla e correlação. Os resultados mostram que a maioria é do gênero masculino, tem de 36 a 50 anos, tem mestrado e área de formação em economia. Além disso, constata-se que a maioria tem mais de 10 anos de experiência, trabalham principalmente no setor de construção e energia, a mais de 10 anos e os participantes são de 53 países diferentes. Apesar de evidências e estudos mostrarem que os analistas apresentam características comportamentais, e que suas previsões são tendenciosas e ineficazes, os três vieses comportamentais estudados mostraram-se que não são capazes de influenciar na média de estimativa de acurácia. A variável que se apresentou como influenciadora foi o principal setor de atuação, o que indica que analistas de empresas de setores não cíclicos apresentam uma acurácia maior do que os analistas de empresas de setores cíclicos. Uma constatação interessante é que se verificou que quanto maior a ilusão de controle, maior o viés de confirmação e que quanto maior o viés de confirmação, maior o excesso de confiança. Assim, esta pesquisa permitiu uma melhor compreensão acerca das relações entre os agentes e da dinâmica dos mercados financeiros, bem como apresentou um panorama das características comportamentais e demográficas dos participantes. Espera-se, assim, que este estudo seja o início de uma reflexão para que novas pesquisas possam ser desenvolvidas.;
Abstract Analysts' forecasts are considered to be the main sources of information available to various investors, customers and other financial market participants. Therefore, it is desirable that the forecasts are consistent, reliable and impartial. However, it is intriguing that analysts may be subject to behavioral characteristics of illusion of control, confirmation bias and overconfidence that can influence the issuance of their forecasts and cause errors to exist, which can generate losses for individuals and for companies organizations. In addition, there may be demographic characteristics such as gender, education level, area of education, working time as an analyst, main sector of activity, coverage and country that can be factors that influence the accuracy of the forecasts. Thus, the thesis aims to identify the factors that may influence the accuracy estimate of analysts' financial forecasts. To this end, the initial sample consisted of 6.387 analysts who submitted their forecast information to the Thompson Reuters® database and a structured questionnaire was applied to identify respondents' behavioral and demographic characteristics to verify possible influencing factors. The accuracy estimation variables and the number of companies the analyst performs the coverage were collected in the database. 434 analysts participated. However, 35 were excluded because they were anonymous, 58 because they did not have complete information to estimate the accuracy of the system and 73 due to inconsistency in completing the questionnaire. The final sample consisted of 268 analysts. Regarding the methodology, this study has the characteristic of being a survey, with qualitative and quantitative analysis, and as a method, factor analysis, multiple linear regression and correlation were used. The results show that most are male, are 36 to 50 years old, have a master's degree and a background in economics. In addition, most of them have more than 10 years of experience, mostly working in the construction and energy sector, for over 10 years and participants are from 53 different countries. Although evidence and studies show that analysts have behavioral biases, and that their predictions are biased and ineffective, the three behavioral biases studied have shown that they are not able to influence the average accuracy estimate. The influencing variable was the main sector, which indicates that analysts of non-cyclical firms are more accurate than analysts of cyclical firms. An interesting finding is that the greater the illusion of control, the greater the confirmation bias and the higher the confirmation bias, the greater the overconfidence. Thus, research allowed a better understanding about the relationships between agents and the dynamics of the financial markets, as well as presented an overview of the behavioral and demographic characteristics of the participants. Thus, this study is expected to be the beginning of a reflection so that new research can be developed.;
Palavras-chave Acurácia nas previsões; Analistas financeiros; Finanças comportamentais; Forecasts accuracy; Financial analysts; Behavioral finance;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9206;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística