Autor |
Beuter Júnior, Nelson; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2350473493996345; |
Orientador |
Faccin, Kadigia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9096213182112205; |
Co-orientador |
Martins, Bibiana Volkmer; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2611187532073666; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Inovação de modelos de negócios para a sustentabilidade: a história da Braskem de transição de um modelo de negócio de economia linear para um modelo de economia circular; |
Resumo |
Inovar em modelos de negócio para a sustentabilidade é o processo de
construção de soluções que criam valor ambiental, social e econômico, para a firma e
toda sua cadeia de valor. Uma das possibilidades de inovação, é a transição de
modelos de negócio linear para modelos de negócio circular. A compreensão de como
este processo de transição de um modelo de negócio linear para circular ocorre e
evolui ao longo do tempo, permanece desconhecido. Através de um estudo de caso
único, realizado com a empresa petroquímica brasileira Braskem S.A., foi investigado
processo de transição de um modelo de negócio linear para circular, à luz da teoria
das capacidades dinâmicas. A Braskem, uma empresa de comodities de atuação
global, concebida em 2002 em um modelo de negócio linear, começou nos últimos
anos um processo de transição para um modelo de negócio circular. Este caso é um
exemplo raro, haja visto que este tipo de transição de modelo de negócio não é comum
neste tipo de indústria. Ele é também revelador, haja visto que toda a história da firma
foi explorada, a partir de uma abordagem qualitativa, com aplicação de metodologia
processual. Entrevistas e dados secundários foram coletados e analisados com
emprego de narrativa, escalonamento temporal e mapas visuais. Quatro fases
evolutivas do processo de inovação de modelos de negócio para a sustentabilidade,
foram identificadas: desenvolvimento, amadurecimento, consolidação e renovação da
proposta de valor. Cada fase, estava associada a uma distinta estratégia de
diferenciação de mercado. Constatou-se que as mudanças de fase ocorreram porque
ao longo do tempo, a troca de estratégias de diferenciação fez com que a firma
obtivesse vantagem competitiva. Os microfundamentos de capacidades dinâmicas
que contribuíram neste processo de inovação, foram evidenciados. Uma nova
capacidade dinâmica, denominada de orchestrating, foi proposta. Ela está associada
a mobilização de recursos externos à firma, com objetivo de criar valor não apenas
para a própria, mas também para os demais elos de sua cadeia de valor. Dois
microfundamentos da capacidade de transforming (co-inovação e governança) e dois
da capacidade de orchestrating (desenvolvimento da cadeia de valor e, influência na
cadeia de valor), apresentaram-se como essenciais para firmas que estão no trânsito
de um modelo linear para um modelo circular de negócio. Um microfundamento da
capacidade de sensing (monitorar demandas de mercado), mostrou-se responsável
por conferir agilidade e diferenciação de mercado à firma, que inova em modelos de
negócio para a sustentabilidade.; |
Abstract |
Innovating in business models for sustainability is the process of building
solutions that create environmental, social and economic value, for the firm and its
entire value chain. One of the possibilities for innovation is the transition from linear
business models to circular business models. The understanding of how this process
of transition from a linear to a circular business model occurs and evolves remains
unknown. Through a single case study carried out with the Brazilian petrochemical
company Braskem S.A., the process of transition from a linear to a circular business
model was investigated, in light of the dynamic capabilities theory. Braskem, a
commodities company with global operations, conceived in 2002 as a linear
business model, began in recent years a process of transition to a circular business
model. This case is a rare example, given that this type of business model transition
is not common in this type of industry. It is also revealing, given that the entire history
of the firm was explored, from a qualitative approach, with the application of
procedural methodology. Interviews and secondary data were collected and
analyzed using narrative, time scheduling, and visual maps. Four evolutionary
phases of the business model innovation process for sustainability were identified:
development, maturation, consolidation, and renewal of the value proposition. Each
phase was associated with a different market differentiation strategy. It was found
that the phase changes occurred because, over time, the exchange of differentiation
strategies made the firm obtain a competitive advantage. The micro-foundations of
dynamic capabilities that contributed to this innovation process were highlighted. A
new dynamic capacity, called orchestrating, has been proposed. It is associated with
the mobilization of resources external to the firm, to create value not only for itself
but also for the other links in its value chain. Two micro-foundations of the
transforming capacity (co-innovation and governance) and two of the orchestrating
capacity (development of the value chain and influence on the value chain),
presented themselves as essential for firms that are in transit from a linear model to
a circular business model. A deepening of the sensing capacity (monitoring market
demands), proved to be responsible for providing agility and market differentiation
to the firm, which innovates in business models for sustainability.; |
Palavras-chave |
Inovação de modelos de negócio para a sustentabilidade; Economia circular; Capacidades dinâmicas; Transição; Microfundamentos; Sustainable business model innovation; Circular economy; Dynamic capabilities; Transition; Microfoundations; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-23; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9193; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |