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O ensino de inglês para pessoas adultas : pensando em e sobre cenas de letramentos e inclusão dos alunos da EJA em cenários de práticas sociais líquidas

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Autor Lima, Elizabete Rocha de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3690603510773860;
Orientador Lima, Marília dos Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O ensino de inglês para pessoas adultas : pensando em e sobre cenas de letramentos e inclusão dos alunos da EJA em cenários de práticas sociais líquidas;
Resumo A imposição dos objetivos e dos projetos de pessoas de um grupo sócio e culturalmente valorizado, ladeado à submissão e menosprezo aos projetos e à vida das pessoas de grupos sem nenhum prestígio social refletiram-se na formação da sociedade brasileira. E, se no passado, a atitude de subjugar pessoas causou insatisfação, prejuízos e traumas nas subjugadas, no presente, as consequências disso ainda não foram totalmente superadas. No contexto escolar, essas consequências, ocasionalmente, vêm à tona de diferentes formas, inclusive na aprendizagem de uma língua, seja ela estrangeira ou materna. Ciente disso, a escola precisa agir em prol da construção de pontes sobre o boqueirão que separa os aprendizes do conhecimento e levam à conscientização da sociedade de modo que essa instituição possa promover a ruptura das barreiras sociais do presente, reparar danos causados no passado e evitar danos futuros. À vista disso, este estudo apoia-se nos pressupostos da Teoria Sociocultural, no Letramento Crítico e na Pedagogia Crítica para compreender de que modo fatores como o perfil socioeconômico, a faixa etária e as experiências pessoais de aprendizagem dos alunos da EJA se refletem no processo de ensino e aprendizagem de inglês. Para este fim, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018, cujo cenário foi, inicialmente, duas turmas, de ingressantes no Ensino Médio da EJA, em uma cidade maranhense e, posteriormente uma turma de concluintes no mesmo contexto. Para a geração dos dados recorreu-se aos instrumentos e aos procedimentos inerentes à pesquisa-ação colaborativa. Os resultados apontam que, a partir do seu envolvimento nas diferentes atividades, escrita e orais, os alunos perceberam-se com potencial para a aprendizagem de inglês. Assim, o estudo, mostrou que, houve mudança de atitude no tocante à aprendizagem de inglês e à ruptura do que para os participantes era considerada uma barreira. Com isso, evidenciou-se que, por meio da parceria entre a professora de inglês e a professora-pesquisadora, o ensino de línguas ou de qualquer outra disciplina, quando contextualizado, é matéria prima para que os aprendizes façam conexões entre seu conhecimento de mundo e o novo conhecimento que desejam ter. Diante disso, este estudo defende que, em um contexto de liquidez de práticas sociais e celeridade nos meios e formas de interações entre os grupos, é preciso valorizar as centelhas de mudanças nas ações de quem ensina ou de quem aprende inglês. Assim, tais mudanças são necessárias para dar início a algo mais sustentável e consistente para a vida de quem precisa transitar ou inserir-se na liquidez das práticas cotidianas da Pós-Modernidade.;
Abstract The imposition of the goals and projects of people belonging to a socially and culturally valued group, in parallel with the submission and underestimation for the projects and lives of people from groups without any social prestige, was reflected in the formation of Brazilian society. And if, in the past, the attitude of subjugating people has caused impotence, damage, silencing and trauma in the subjugated ones, in the present, the consequences of this have not yet been fully overcome. In the school context, these consequences occasionally surface in different ways, including the learning of a language, be it a foreign language or the native one. Aware of this, the school needs to act in favor of building bridges over the abyss that separates learners from knowledge in such a way that the school moves the society to the point of breaking the social barriers of the present, repairing damage caused in the past and preventing damage in a future time. Thence, this study is based on the assumptions of Sociocultural Theory, Critical Literacy and Critical Pedagogy with the purpose of understanding how factors such as socioeconomic profile, average age group and personal learning experiences of EJA students are reflected in the process of teaching and learning English. For this purpose, a field research was developed in the second semester of 2017 and the first semester of 2018, whose scenario was, initially, two classes of beginners in EJA High School and, subsequently, the same students as graduating students in the same context. For the generation of data, instruments, procedures and methods inherent to collaborative action research were used. The results of the study indicate that the students perceived themselves as having the potential to learn English, based on their involvement in several writing and oral activities. Thus, the study showed that there was a change in attitude regarding the learning of English and the rupture of what for the participants was considered a barrier. Thus, this study shows that, through the partnership between the English teacher and the teacher-researcher it became evident that the teaching of languages or any other discipline, when contextualized, is the raw material for the learners to make connections between their knowledge of the world and the new knowledge that they wish to acquire. In consideration of thesefacts, this study argues that, in a context of liquidity of social practices and speed in the means and forms of interactions between groups, it is necessary to value the sparks of changes in the actions of those who teach or learn English. Then such changes are necessary to start something more sustainable and consistent for the life of those who need to transit or insert themselves in the liquidity of the daily practices of a post- modern society.;
Palavras-chave Relações sociais; EJA; Ensino de inglês; Modernidade Líquida; Social relations; EJA; English teaching; Liquid Modernity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-03-30;
Agência de fomento UEMA – Universidade Estadual do Maranhão;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9127;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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