Autor |
Barata, Madylene Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0325471476881688; |
Orientador |
Fischer, Gustavo Daudt; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6063859084730300; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Narratividade softwarizada : travessias no “Eu sou Amazônia”, do Google Earth; |
Resumo |
O presente trabalho busca compreender como a narratividade softwarizada atualiza sentidos de memória, arquivo, banco de dados, audiovisualidades e imagem-interface no produto comunicacional “Eu sou Amazônia”, do Google Earth, produção online disponível desde 2017. Para o procedimento metodológico, articulamos a metodologia das molduras (KILPP, 2003; 2010b; 2015) e a escavação de camadas pelo viés da arqueologia da mídia, em conjunto com o que denominamos como laboratório das travessias. Os acionamentos teóricos se encaminham para propor a noção de narratividade softwarizada, tensionando os campos de estudo da memória, das audiovisualidades, interface e softwares na perspectiva da tecnocultura audiovisual. O percurso da análise dá a ver a narratividade softwarizada em dois processos: 1) Pelas travessias cartográficas, as quais nos mostraram a amplitude do empírico e nos fizeram enxergar as molduras homepage, interface, YouTube, mapa audiovisualizado e hipertexto; 2) Pelas escavações de camadas que coalescem, chamadas “Amazônia Audiovisualizada”, “Soft reader na interface” e “Falsa opacidade do software”. A partir de todo o processo, a narratividade softwarizada nos fez compreender sua atualização no “Eu sou Amazônia”, do Google Earth, ao exibir a duração de memórias sobre a Amazônia e as audiovisualidades naquele ambiente, e colocar à mostra a potência do software emergindo enquanto forma cultural presente, mediando nossas relações.; |
Abstract |
The present work seeks to understand how what we call softwarized narrativity lets us advance in our understanding of concepts such as memory, file, database, audiovisual and image-interface. This analysis is based on a media product: “Eu sou Amazônia”, from Google Earth, available online since 2017. For the methodological procedure, we articulate the frame methodology (KILPP, 2003; 2010b; 2015) and the excavation of layers through the media archeology approach. Additionally, we developed an experimental treatment of our object, which we call the crossover laboratory. Theoretical discussions are directed to propose the notion of softwarized narrativity, covering the fields of study of memory, audiovisualities, interface and software in the perspective of audiovisual technoculture. The course of the analysis shows the softwarized narrative in two processes: 1) Through the cartographic crossovers, which showed us the breadth of the empirical and allowed us to identify the following frames: homepage, interface, YouTube, audiovisualized map and hypertext; 2) Through the excavation of layers that coalesce, called: “Amazônia Audiovisualizada”, “Soft reader in the interface” and “False opacity of the software”. Thus said, the software narrative helped us to understand its manifestation on “Eu sou Amazônia”, from Google Earth, by showing the duration of memories about the Amazon and the audiovisualities in that environment, and showing the power of the software emerging as a cultural form, mediating our relations.; |
Palavras-chave |
Narratividade softwarizada; Laboratório de travessias; Memória; Audiovisualidades; Amazônia; Google; Softwarized narrativity; Crossover laboratory; Memory; Audiovisualities; Amazônia; Google; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2020-03-06; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9120; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |