Autor |
Jesus, Rosane Martins de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1727625204485964; |
Orientador |
Henn, Ronaldo César; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5890836961761762; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Audiência constelacional”: uma análise processual da audiência de telejornais em fanpages no site Facebook; |
Resumo |
Nesta pesquisa, analisamos doze listas de comentários das fanpages oficiais do Jornal Nacional e do Jornal da Band, no site Facebook. Nossa principal questão de pesquisa foi descobrir como os sujeitos, presentes nesses espaços, se organizam nas interações com os outros participantes e com o próprio telejornal, por entendermos que essa organizaçãoestrutural constitui a base do perfil de uma audiência, que emerge na ambiência desses novos espaços interacionais. Tendo os princípios norteadores da Teoria Fundamentada (GLASER; STRAUSS, 2009) e a construção do pensamento constelacional (BENJAMIN, 2013) como inspirações metodológicas, desenvolvemos o conceito da “audiência constelacional”. Conceitualmente, a “audiência constelacional” é o modo como a audiência de telejornais se organiza, se estrutura e se perfomatiza na ambiência de espaços interacionais, geridos pelos telejornais, mas protagonizados pelos indivíduos reunidos nesses espaços. Dessa maneira, o conceito “audiência constelacional” representa tanto a forma organizacional da audiência em ambiências interacionais online quanto uma designação para um novo perfil da audiência atual, imersa no contexto da convergência midiática e resultado das interações por meio do uso de múltiplas telas.; |
Abstract |
Dans cette recherche, nous avons analysé douze listes de commentaires, provenant des pages de fans de Jornal Nacional et de Jornal da Band, dans le Facebook. Notre principales question de recherche était de savoir comment les sujets, présents dans ces espaces, s'organizer en interactions avec les autres participants et avec les informations de journal télévisé, nous comprenons que cette organisation structurelle constitue la base du profil d'un public que émerge dans l'ambiance de ces nouveaux espaces d'interaction. Prenant en considération les principes directeurs de La Théorie Enracinée (GLASER; STRAUSS, 2009) et de la construction de la pensée de constellation (BENJAMIN,2013), comme inspirations methodologiques nous avons développé le concept de "public de la constellation". Ainsi, le concept "public de la constellation" représente à la forme organisationnelle du public dans des environnements d' interaction online, comme désignation d'un nouveau profil du public actuel, immergé dans le contexte de la convergence des médias et des interactions au moyen d'utilisation multi-écrans.; |
Palavras-chave |
Telejornalismo; Sites de redes sociais; Audiência; Constelação; Téléjournalisme; Sites de réseautage social; Audition; Constellation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-01-14; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9097; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |