Abstract:
Nesta pesquisa, analisamos doze listas de comentários das fanpages oficiais do Jornal Nacional e do Jornal da Band, no site Facebook. Nossa principal questão de pesquisa foi descobrir como os sujeitos, presentes nesses espaços, se organizam nas interações com os outros participantes e com o próprio telejornal, por entendermos que essa organizaçãoestrutural constitui a base do perfil de uma audiência, que emerge na ambiência desses novos espaços interacionais. Tendo os princípios norteadores da Teoria Fundamentada (GLASER; STRAUSS, 2009) e a construção do pensamento constelacional (BENJAMIN, 2013) como inspirações metodológicas, desenvolvemos o conceito da “audiência constelacional”. Conceitualmente, a “audiência constelacional” é o modo como a audiência de telejornais se organiza, se estrutura e se perfomatiza na ambiência de espaços interacionais, geridos pelos telejornais, mas protagonizados pelos indivíduos reunidos nesses espaços. Dessa maneira, o conceito “audiência constelacional” representa tanto a forma organizacional da audiência em ambiências interacionais online quanto uma designação para um novo perfil da audiência atual, imersa no contexto da convergência midiática e resultado das interações por meio do uso de múltiplas telas.