Resumo:
O estudo do turismo a partir do segmento enoturismo tem sido parte considerável nos trabalhos desenvolvidos em sustentabilidade. O desafio profissional e a contemporaneidade requerem atualização constante, o que, por conseguinte, exige a compreensão desta temática que se atrela a temas como sustentabilidade, competitividade, vitivinicultura e enoturismo. Mesmo com este despertar acerca da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda focam no lucro imediato, retraindo-se para questões ambientais e sociais. Adotar práticas de sustentabilidade implica uma proposta de relacionamento em longo prazo entre os seres humanos com o meio ambiente. Um sistema produtivo desenvolvido com base em princípios sustentáveis deve buscar a preservação dos recursos naturais, criar e estimular as relações sociais, ao mesmo tempo em que conseguir gerar renda para a sua manutenção. Esta pesquisa visou analisar se e como a implantação de práticas sustentáveis de gestão realizadas por empresas vitivinícolas contribui para o fomento da competitividade do enoturismo em regiões vitivinícolas no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela construção de uma pesquisa exploratória/qualitativa e interpretativa. Utilizou-se o método da modelagem qualitativa. Os procedimentos de trabalho foram: coleta de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores e/ou empresários e consumidores definidos a partir do método de amostragem qualitativa por grupos. A coleta de dados complementou-se com utilização de análise documental de relatórios comerciais dos acervos disponibilizados pelas vinícolas e pelas Secretarias de Turismo dos municípios onde se situam os empreendimentos. A contribuição deste trabalho responde ao questionamento sobre se e como práticas de sustentabilidade implantadas por empresas do segmento vitivinícola do Estado do Rio Grande do Sul impactam a competitividade do enoturismo no setor vitivinícola, sendo esta a contribuição proposta, uma vez que não foram identificadas pesquisas acadêmicas com foco na temática discutida nesta tese. Esta pesquisa também contribui em nível organizacional, uma vez que as empresas arroladas na pesquisa não possuem ferramentas para mensurar se e como as práticas de sustentabilidade contribuem no fomento da competitividade de seus produtos e serviços. Os resultados desta investigação apontam para uma forte interferência dos processos sustentáveis no fomento da competitividade do enoturismo, conforme os resultados das entrevistas realizadas com consumidores. Entretanto, no que diz respeito à competitividade do produto vinho os resultados não se repetem. A pesquisa também concluiu que, na perspectiva dos gestores e empresários da indústria vitivinícola, os processos sustentáveis não se convertem em fator de competitividade para as empresas atuantes no segmento.