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Desenvolvimento de um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem no período pré-operatório

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Autor Abrahão, Cristiane Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5135256949840379;
Orientador Lora, Priscila Schmidt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2050856614268775;
Co-orientador Zocche, Denise Antunes de Azambuja;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0777467805281716;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento de um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem no período pré-operatório;
Resumo A Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, organiza o trabalho profissional e possibilita a operacionalização do Processo de Enfermagem – PE. Regulamentado pela Resolução nº 358/2009 COFEN, o PE deve estar baseado em um suporte teórico que oriente o desenvolvimento de suas etapas e a padronização da linguagem utilizada. Neste sentido, o presente estudo visou à construção de um instrumento para a implantação do PE no período pré-operatório de pacientes à luz da Teoria de Wanda Aguiar Horta. Trata-se da utilização da pesquisa-ação como meio de identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem mais frequentes no período pré-operatório, as potencialidades e obstáculos para sua implantação, bem como suprir as fragilidades dos participantes no desenvolvimento da SAE e na implantação das etapas do PE. Os achados encontrados nas fases iniciais da pesquisa-ação, por meio da coleta de dados no local de estudo e em prontuários médicos, assim como a realização de encontros de sensibilização da pesquisa, permitiram evidenciar a necessidade de sensibilizar e empoderar os participantes para o desenvolvimento das etapas do PE. Para isso, foram desenvolvidos materiais educativos acerca a Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) de Wanda Horta, SAE e PE e trazidos para os seminários de pesquisa, sendo espaços de formação, por meio de atividades de educação permanente, discussão dos dados obtidos nas coletas de dados e construção coletiva de ferramentas para o desenvolvimento das etapas do PE no período pré-operatório. Dessa forma, os produtos gerados na pesquisa, foram: a) atividades de educação permanente; b) videoaulas através de um canal de mídia social; c) infográfico contendo um roteiro de anamnese e exame físico conforme as NHB de Wanda Horta e os DE implantados na pesquisa; d) Manual de DE e IE e, e) inserção no prontuário eletrônico do paciente do instrumento para o desenvolvimento do PE, tratando-se de uma tecnologia para implantação do PE no período pré-operatório. A tecnologia construída foi avaliada mediante o Método Delphi e aplicação da Escala de Likert, obtendo-se 87,5% de aprovação. Dentre as potencialidades evidenciou-se que o PE organiza o cuidado de forma individual e resolutiva, agrega qualidade à assistência por meio da prática baseada em evidências, documenta as ações realizadas permitindo visibilidade à profissão, além de impactar na segurança do paciente e profissional. Dentre os obstáculos, destacou-se pouco conhecimento e insegurança, falta de tempo, excesso de trabalho, ausência de recursos e ambiente inadequado. Dessa maneira, a implantação de uma tecnologia para o desenvolvimento das etapas do PE no período pré-operatório, têm impacto positivo para o ensino, assistência e gestão, sendo um fator importante relacionado ao registro, documentação, autonomia e visibilidade profissional.;
Abstract The Nursing Care Systematization organizes the work and the possibility of operationalization of the Nursing Process. Being regulated by Resolution number 358/2009 the COFEN, the nursing process must be based on a theoretical support that guides the development of its stages and a standardization of the language used. In this sense, the present study had the construction of an instrument for the implantation of nursing process in a preoperative semester of patients with the light of Wanda Aguiar Horta Theory. It is the use of research as a means of diagnosis and emergency and preoperative frequency signaling, as potential and subsequent to its implementation, as well as narcotic ones. The findings were found in the early stages of action research, through the collection of non-local study data and medical records, as well as the holding of research sensitization meetings, evidenced the need to sensitize and empower participants for the study research development nursing process steps. To this end, Wanda Horta, Nursing Care Systematization and Nursing Process educational materials on the Basic Human Needs (NHB) were launched and brought to the research seminars, and the training spaces, through continuing education activities, to discuss the data obtained from the collections. The data base and the collective tools base for the development of the nursing process stages were not preoperative. Thus, the products generated in the research were: a) continuing education activities; b) video lessons through a social media channel; c) infographic with an anamnesis rotator and physical examination according to Wanda Horta's NHB and the Nursing Diagnoses implanted in the research; d) Nursing Diagnoses and Nursing Interventions Manual; and e) Insertion in the patient's electronic medical record of the instrument for the development of nursing process, as this is a technology for the implantation of nursing process in no preoperative period. The base date was evaluated by the Delphi method and the application of the Likert scale, obtaining 87.5% of approval. Among the potentialities, it was evidenced that the nursing process organizes care individually and resolutely, adds quality to care through an evidence-based practice, documents the actions taken allowing visibility to the profession, as well as impacting patient and professional safety. Among the obstacles, there was little knowledge and insecurity, lack of time, overwork, lack of resources and inappropriate environment. Thus, the implementation of a technology for the development of the stages of the preoperative period has a positive impact on teaching, care and management, being an important factor related to registration, documentation, autonomy and professional visibility.;
Palavras-chave Teorias de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Período Pré-Operatório; Nursing Theories; Nursing Process; Preoperative Period;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-07-11;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; COFEN - Conselho Federal de Enfermagem;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9005;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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